CONTATO | SIGA A SBC

O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é um exame aplicado em todas as regiões do País. Em parceria com a Sociedade Peruana de Computação, desde 2006 o Exame passou a ser realizado no Peru. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

 

O POSCOMP foi concebido para permitir que os candidatos a cursar Programas de Pós-Graduação em Computação possam participar dos processos seletivos em vários Programas no País, sem a necessidade de deslocamento para a sede de cada um dos Programas postulados pelo candidato, cumprindo assim um forte papel de inclusão social.

O candidato realiza a prova no local mais próximo de onde mora e o resultado de seu exame é enviado para todos Programas que participam do POSCOMP, podendo assim o candidato pleitear vaga em qualquer um dos programas de pós-graduação que participam do POSCOMP.

É importante salientar que a realização do exame não está vinculada à inscrição em algum Programa específico. O POSCOMP é uma prova independente e constitui apenas mais um dos critérios para seleção de candidatos pelas Instituições de Ensino que oferecem cursos de Pós-Graduação em Computação. As instruções sobre a inscrição e sobre o processo seletivo em cada Programa específico são disponibilizadas nas respectivas Instituições de Ensino, sem qualquer interferência da SBC.

O resultado do exame é informado aos Programas. Cada programa está livre para utilizar os resultados dos exames da forma como melhor lhe convier. Os Programas podem, por exemplo, estabelecer a obrigatoriedade ou não quanto à realização da prova, usar todas as questões ou somente parte delas, ou atribuir pesos diferentes a questões específicas. Por esse motivo, a SBC não dizponibiliza a colocação geral e individual dos candidatos, somente a pontuação individual.

Os Programas podem ainda, utilizar outros critérios para seleção dos candidatos, como cartas de recomendação, desempenho do aluno em sua graduação, plano de trabalho proposto para a Pós-Graduação, publicação de trabalhos científicos, experiência profissional. O POSCOMP não configura, portanto, único critério para a seleção dos candidatos nos diversos programas de pós-graduação que utilizam o seu resultado.

Os candidatos que realizam o Exame têm acesso ao seu resultado, individualmente, bem como a indicação das questões certas e erradas, a média e o desvio padrão.

O período de inscrições para o POSCOMP 2017 pela internet, através do site www.fundatec.org.br é de 13/06 a 15/08/2017 e a prova ocorrerá em 17/09/2017. O edital será divulgado no site da SBC e também no da Fundatec.

 

Para saber mais informações sobre a realização da prova do POSCOMP 2017, clique aqui.

Para acessar a lista completa de cidades-sede da prova, clique aqui.

Para acessar o FAQ do POSCOMP com as principais dúvidas, clique aqui