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Escolha da Diretoria e dos membros titulares e suplentes do Conselho da SBC


CONVOCAÇÃO

Dando início ao processo eleitoral para escolha da Diretoria e dos membros titulares e suplentes do Conselho da SBC, biênio 2017/2019, convocamos os Associados para participar do processo de eleição. A seguir, divulgamos o calendário eleitoral e as informações iniciais. Nos próximos dias, divulgamos as informações complementares.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL (*)

28/04/2017 a 21/05/2017 - período para inscrição de chapas para a Diretoria e de candidatos ao Conselho.

22/05/2017 a 04/06/2017 - período destinado à campanha eleitoral. A divulgação das chapas e candidatos inscritos permanecerá disponível durante todo o período de votação.

05/06/2017 a 18/06/2017 - período de votação.

19/06/2017 - apuração dos votos e proclamação dos resultados

 

INSCRIÇÕES DE CHAPAS

As propostas de chapas para a Diretoria e/ou de nomes para o Conselho devem ser enviadas a Presidência da Comissão Eleitoral, no endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até a data estabelecida no calendário, especificando como assunto "Eleições SBC 2017". As propostas ou indicações deverão atender os termos estabelecidos no Estatuto, cujos artigos pertinentes estão reproduzidos mais adiante neste documento.

 

COMISSÃO ELEITORAL

Taisy Weber (Presidente)
Sergio Cechin
Isabel Manssour

 

(*) O calendário eleitoral foi elaborado em função da data de posse da Diretoria e Conselho na Assembleia Geral que acorrerá durante a CSBC 2017 (02 a 07/2017). Para possibilitar os procedimentos seguidos nesta eleição quanto ao calendário e eleitores aptos, a SBC irá em breve notificar a excepcionalidade destes procedimentos e propor alteração de estatuto.

 

 

ESTATUTO DA SBC
A seguir, reproduzimos os principais artigos do Estatuto que tratam do processo eleitoral:

Art. 5º - São vantagens especiais dos associados fundadores e efetivos:

a) votar as deliberações propostas em Assembleia Geral;
b) eleger e ser eleito para a Diretoria e o Conselho.

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Art. 22 - O Conselho será composto de 10 (dez) membros eleitos com mandato correspondente a um quadriênio, sendo presidido pelo Presidente da SBC, com direito a voto.

§ 1º - Os demais membros da Diretoria poderão participar das reuniões do Conselho, sem direito a voto.
§ 2º - Os membros da Diretoria não poderão ser eleitos cumulativamente para o Conselho;
§ 3º - A metade dos membros do Conselho será renovada bienalmente;
§ 4º­ - Serão eleitos bienalmente 5 (cinco) suplentes, qualificados por número de votos, que serão convocados por ordem de qualificação no impedimento dos membros titulares. No caso de impedimento definitivo, o suplente permanecerá em exercício somente até a próxima eleição, quando, caso necessário, serão eleitos novos conselheiros para completar os respectivos mandatos.
§ 5º - Os membros do Conselho não poderão ser reeleitos para o mandato seguinte. Este dispositivo não se aplica aos conselheiros eleitos nos termos do §4º para completar mandatos.

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Art. 27 - Para a eleição da Diretoria e do Conselho, a Assembleia Geral permanecerá em funcionamento por um período de no mínimo de 3 (três) meses, sendo o primeiro mês reservado para inscrição de chapas para a Diretoria e de candidatos ao Conselho, o segundo para divulgação dessas chapas e candidatos e o período restante para os trabalhos de votação e de apuração.

§ 1º - A eleição da Diretoria dar-se-á por chapa e a do Conselho por indivíduos.
§ 2º - Cada chapa deverá conter nomes para Presidente, Vice-Presidente, Diretor de Finanças, Diretor Administrativo, Diretor de Educação, Diretor de Eventos e Comissões Especiais, Diretor de Secretarias Regionais, Diretor de Publicações, Diretor de Divulgação e Marketing e Diretor de Planejamento e Programas Especiais.
§ 3º - O Conselho apresentará chapa para os cargos da Diretoria e candidatos para as vagas do Conselho.
§ 4º - Qualquer grupo de pelo menos 10 (dez) associados quites com o pagamento da anuidade e no gozo dos direitos sociais poderá apresentar chapa para nova Diretoria e/ou candidatos ao Conselho, com o respectivo programa, para serem divulgados pela Comissão Eleitoral quando do envio da cédula de votação.
§ 5º - A eleição será realizada com qualquer número de votantes e será considerada eleita no caso da Diretoria, a chapa que obtiver maioria simples de votos, e no caso do Conselho, os candidatos que obtiverem maioria simples de votos.
§ 6º - Cada associado quites com o pagamento da anuidade e no gozo dos direitos sociais poderá votar em, no máximo, uma chapa para Diretoria e em, no máximo 10 (dez) candidatos para o Conselho.
§ 7º - A apuração da eleição será feita em sessão pública, pela Comissão de Eleição, em data previamente anunciada.
§ 8º - A posse da nova Diretoria e dos novos conselheiros dar-se-á na Assembleia Geral Ordinária correspondente ao final do segundo exercício da Diretoria anterior, expirando-se, então, os mandatos da Diretoria e dos membros do Conselho substituídos.


A Comissão Eleitoral designada pela SBC divulga as candidaturas homologadas para o Conselho da SBC, mandato 2017-2021:


Candidatos ao Conselho:

 

• Alex Sandro Gomes (UFPE)
Meu nome é Alex Sandro Gomes. Sou Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris v (René Descartes) em 1999. Atualmente sou Professor Associado 2 no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2 do CNPq e membro da Academia Pernambucana de Ciências. 

Atuo com a concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem, tendo publicado mais de 250 trabalhos em periódicos especializados e em anais de eventos. Orientei ou co-orientei mais de 60 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Sou líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (ccte.cin.ufpe.br) e coordenador das comunidades de software livre Amadeus e Openredu (GPL2), ambos criados por nosso grupo. Atuo com a difusão científica e de novas práticas de ensino atuando como editor da Série Professor Criativo, Editora Pipa. Atuei como coordenador dos eventos SBIE e IHC, promovidos pela SBC. Fui membro das comissões especiais de Interação Humano Computador e Informática Educativa da SBC.

Caso eleito para compor o Conselho da SBC, desejo contribuir com a SBC atuando junto às Diretorias de Educação, Articulação com Empresas e Cooperação com Sociedades Científicas, com o seguinte plano de atuação: (1) Contribuir com a renovação de práticas e modalidades de ensino em nossa áreas, (2) Difundir práticas de estímulo a carreiras STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics)+C (Computing) e STEM+D (Design), (3) Estimular a aproximação de uma maior diversidade de perfis associados à SBC, (4) Estimular a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e a aproximação com áreas afins em torno de problemas relevantes para a nossa Sociedade, (5) Colaborar com a Diretoria de Educação na definição de perfis de egressor dos distintos cursos da áreas e atualização dos currículos de graduação, (6) Promover a Computação na Educação Básica, (7) Colaborar com a Diretoria de Articulação com Empresas para promover o empreendedorismo acadêmico e a cultura de inovação associada à pesquisa.

 

• André Luís Alice Raabe (UNIVALI)
Sou pesquisador de Informática na Educação e docente da Univali – SC. Sou Doutor em Informática na Educação (UFRGS - 2005), Mestre em Computação (PUCRS - 2000) e realizei pós-doutorado na Universidade de Stanford em 2016. No âmbito da SBC coordeno uma comissão para elaboração de proposta curricular da SBC para Computação na Educação Básica. Já coordenei a Comissão Especial de Informática na Educação (2009) e sou o atual vice-coordenador, fui chair do SBIE (2009 e 2016), WIE (2008) e Desafie (2015) e fui editor da Revista Brasileira de Informática na Educação (2014-2015). Sou fellow da Fundação Lemann e Membro do Comitê gestor da rede de Inovação na Educação Brasileira. Se quiser conhecer minha atuação acadêmica meu currículo lattes está em:

http://lattes.cnpq.br/3163271519013006 e o impacto de minhas pesquisas pode ser conhecido em: https://scholar.google.com.br/citations?user=YA3kcqUAAAAJ&hl=pt-BR

O que pretendo aconselhar prioritariamente será:

- Ampliação das ações visando apoiar o ensino de Computação na Educação Básica

- Ampliação de ações voltadas a popularização da Computação na sociedade

- Valorização e estímulo à pesquisa Interdisciplinar

- Valorização do profissional Licenciado em Computação junto as redes de ensino públicas.

 

• Cristiano Maciel (UFMT)
Tenho uma longa trajetória na SBC, desde minha graduação. Já fui representante institucional muitos anos, participando de muitas ações e eventos. Nos últimos anos, estou atuando como Secretário Regional do Mato Grosso; Coordenador da Comissão Especial Humano-Computador e Coordenador do Meninas Digitais. Além destas funções, tenho contribuído com outras comunidades, tais quais a de Sistemas de Informação, Sistemas Colaborativos, Realidade Virtual e a de Informática na Educação. Em 2016, recebi o prêmio de Sócio Destaque por minha atuação na SBC.

Essa atuação sempre foi pautada pela integração entre os sócios, motivando-os para organização de atividades técnicas e acadêmicas que elevam nossa comunidade. Ainda, sempre "vesti" a camiseta da SBC, mostrando seu papel para os estudantes e professores dos cursos por onde estive. 

Ainda, nos últimos anos, tenho atuado como Diretor-geral da Fundação de Apoio da UFMT, universidade na qual atuo. Tal experiência tem aprimorado minhas práticas de gestão de projetos e como "administrador de empresa".

Creio que toda essa experiência, aliada as minhas competências de ensino, extensão, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, expressas no Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/5234437367053668 ), me possibilitam ter uma atuação satisfatória no Conselho da SBC.

Nesta função, pretendo continuar atuando em prol da nossa sociedade, defendendo os interesses dos sócios; dialogando com os pares e buscando pensar e repensar o que podemos fazer para melhorar nossa sociedade por meio das ações da SBC. 

 

• Hermano Perrelli de Moura (UFPE)
Sou atualmente Professor Associado no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Engenheiro Eletrônico pela UFPE (1982), Mestre em Informática pela UFPE (1989) e PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Glasgow, Escócia (1993). Fiz pós-doutorado na Universidade de Maryland em College Park, EUA (2011). Sou certificado PMP (2003) pelo Project Management Institute.

Tendo iniciado minhas atividades na área de informática em 1979, desenvolvo, atualmente, atividades de ensino e pesquisa, a nível de graduação e pós-graduação, além de projetos de cooperação com a indústria e de gestão universitária. Entre outras, ministrei as seguintes disciplinas em nível de graduação: Introdução a Computação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Compiladores, Paradigmas de Linguagens de Programação, Empreendimentos em Informática, Desenvolvimento de Projetos (Projetão), Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Sistemas de Informação e Gestão de Portfólio de Projetos. Desenvolvo pesquisas e projetos nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação, principalmente, nas seguintes linhas: gestão de projetos, gestão de projetos de software, processo de desenvolvimento de software, governança e gestão da TI e empreendedorismo em informática. Tenho 204 orientações concluídas (entre elas 2 pós-doutorados, 9 doutorados, 74 mestrados e 45 especializações). Na área de gestão universitária, além de ter sido coordenador de Planejamento e Finanças do CIn fui seu Vice-diretor no período 2005-2010. Em 2011-2015 fui Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da UFPE. Fui Coordenador Nacional de Informática (CIO) da Caixa Econômica Federal, tendo desenvolvido várias atividades na área de TIC da instituição entre 1979 e 1996. Moro atualmente em Recife e participo de um grupo de Maracatu Rural em Nazaré da Mata.

Tenho um relacionamento de quase 30 anos com a SBC. Entre outras atividades nesse período destaco: em 1996 fui coordenador executivo do CSBC realizado em Recife; entre 1997-2000 fui Secretário Regional do Norte e Nordeste, tendo oportunidade de promover escolas de informática nessas regiões em cooperação com instituições locais; em 2000 fui coordenador do SBLP 2000 (em conjunto com o JAVA Brasil e o AS 2000, em Recife); em 2007-2009 participei da Comissão de Educação da SBC onde desenvolvi trabalhos relacionados aos currículos de referência do MEC e da SBC. Além da Comissão de Educação, tenho interesse de pesquisa nas comissões especiais de Sistemas de Informação e Engenharia de Software e em iniciativas como Grandes Desafios da Computação.

Acredito que, caso eleito conselheiro, posso contribuir, principalmente, nas seguintes áreas: (a) acompanhamento de políticas públicas que afetam a computação no Brasil; (b) relacionamento com a indústria; (c) futuro e estratégia; (d) gestão de projetos; (e) educação em informática; (f) governança e gestão financeira; (g) inovação; (h) empreendedorismo.

 

• Ismar Frango Silveira (UNICSUL e Mackenzie) 
Sou professor nos Mestrados e Doutorados em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ensino de Ciências e Matemática (linha de pesquisa em Informática na Educação) da Universidade Cruzeiro do Sul. Também atuo na graduação dessas instituições e coordeno o Bacharelado em Ciência da Computação desta última. Fiz doutorado na POLI-USP, mestrado no ITA e graduação na UFJF - e ainda neste ano, atuarei por um breve período como Professor Visitante na Universidad de la Republica, no Uruguai.

Entre 2012 e 2015, fui Presidente da Comissão Especial em Informática na Educação da SBC, área na qual venho atuando desde 1997, em paralelo com outras duas áreas, que são Jogos e Realidade Virtual e Aumentada. Desde 2008 venho trabalhando em conjunto com a comunidade latino-americana de tecnologias de aprendizagem, LACLO, no sentido de aproximar os grupos de pesquisa dos países que falam português e espanhol. Durante este tempo, tive a felicidade de trabalhar diretamente na organização de eventos científicos (SBIE, WEI, WIE, WRVA, SBGames, LACLO, MoodleMoot, WREA, entre outros) e conhecer muitxs pesquisadorxs e estudantes de diversas partes do país. Neste ano, decidi submeter meu nome para o Conselho da SBC. Acredito que posso contribuir com a comunidade das seguintes formas, caso eleito: 

(1) Intensificar a importância e relevância das distintas áreas da Computação Aplicada (Informática na Educação, Ensino de Computação, Jogos, RV/RA, IHC, entre outras) no âmbito da SBC;

(2) Trabalhar para aumentar o alcance, capilaridade e diversidade das ações da SBC, bem como servir de canal de comunicação entre distintos membros da comunidade e a SBC; 

(3) Buscar a ampliação da relevância político-institucional da SBC junto a esferas de governo (na definição de políticas públicas) e também buscando parcerias com a iniciativa privada; 

(4) Apoiar a Diretoria de Educação nas ações relacionadas à inserção do Pensamento Computacional no Ensino Básico;

(5) Ampliar a integração com grupos de pesquisa de países iberoamericanos (juntos, somos mais fortes).

 

• Itana Maria De Souza Gimenes (UEM)

 

• José Carlos Maldonado (USP)

Sou professor do ICMC-USP/São Carlos. Participei e participo da SBC há várias décadas, como membro da CEES, Diretor de Educação, Membro do Conselho, Vice-presidente e Presidente. Gostaria de continuar contribuindo, como membro do Conselho na próxima gestão, para o fortalecimento da SBC e da área de computação no Brasil e também aprender com essa rica sociedade científica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8807333466702951

 

• Roberto Bigonha (UFMG)

 

• Rosa Maria Vicari (UFRGS)
Meu nome é Rosa Maria Vicari, professora titular do Instituto de Informática da UFRGS, atuo nos programas de Pós-Graduação em Computação e Informática na Educação da UFRGS. Meu doutorado é em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, pela Universidade de Coimbra, 1990. Minhas áreas de interesse são Inteligência Artificial e suas aplicações aos sistemas Educacionais. Já fui membro do Conselho da SBC anteriormente, instituição com quem colaboro desde 1883.

Caso eleito para compor o Conselho da SBC, desejo contribuir com a SBC atuando junto às Diretorias de Educação, e Cooperação com Sociedades Científicas, com o seguinte plano de atuação: (1) Estimular a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. (2) Atuar nas linhas de interesse da SBC de Inteligência Artificial e de Informática na Educação. (3) Continuar colaborando na organização dos eventos e das iniciativas da SBC, em geral. (4) Colaborar para difundir as ações da SBC junto à instituições de ensino e pesquisa internacionais, como sociedades parceiras, EPIA, IBERAMIA, UNESCO, outras Instituições da América Latina e África.

 

• Sérgio Lifschitz (PUC-RIO)
Sou professor associado do Departamento de Informática da PUC-Rio, mesma universidade onde me graduei (1986) e completei meu mestrado (1990) em Engenharia Elétrica. Posteriormente, fiz meu doutorado em Informática na ENST Paris (defesa em 1994) e, alguns anos depois, passei um período de pós-doutorado na UC San Diego (2005). Atuo basicamente em duas áreas da computação: Bancos de Dados e Bioinformática. Além de me envolver em ensino e pesquisa, também busco me envolver em projetos de desenvolvimento com empresas e outras instituições. Alguns projetos envolvem sistemas de bancos de dados ditos convencionais, em parceria com a UFC e UERJ, por exemplo; outros são interdisciplinares, em bioinformática com UFRJ e Fiocruz, ou ainda na própria PUC-Rio, nas áreas de direito,  administração e comunicação. Participo regularmente de comissões de graduação, fui o 1o coordenador acadêmico do curso de bacharelado em informática da PUC-Rio em 1999 e nos últimos anos venho coordenando também as disciplinas básicas de programação para o centro técnico científico. Já orientei 24 dissertações de mestrado, 7 teses de doutorado e 15 bolsistas de iniciação científica, com produção de aproximadamente 90 artigos científicos ou de divulgação em revistas ou conferências.

Sou sócio da SBC há mais de 20 anos e minha participação sempre foi mais ativa nos eventos relacionados com minhas áreas de atuação e pesquisa, a saber, bancos de dados (SBBD) e biologia computacional (BSB, antes WOB). No caso do SBBD, fui membro do comitê diretor da Comissão Especial, coordenador do comitê de programa (SBBD 2004) e todos os anos sou membro de pelo menos um dos comitês de programa, tanto do evento principal como dos demais eventos satélites. Já no caso do BSB, fui coordenador geral de 3 eventos (WOB 2013, BSB 2007 e BSB 2010), membro do comitê diretivo, atuo na Comissão Especial desde o 1o evento em 2002, além de participar de diversos comitês de programa. Também busco participar de vários outros eventos da SBC como membro de comitê de programa (Wperformance, Bresci, CTD, CTIC etc.). Se eleito conselheiro, pretendo me envolver com questões que considero relevantes para a área de computação no país, em particular nos seguintes aspectos: (i) um maior apoio aos eventos das comissões especiais para integrar a comunidade e incrementar redes acadêmicas, diminuindo as distâncias físicas (ii) incentivo à divulgação e popularização da ciência da computação e (iii) discussão de metodologias inovadoras para educação na área, visando também atrair mais e melhores estudantes para nossa área.

 

A Comissão Eleitoral designada pela SBC divulga as candidaturas homologadas para Presidência e Diretoria, biênio 2017-2019 (Chapa única):

 

Presidência:
• Presidente: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
• Vice-presidente: Thais Vasconcelos Batista (UFRN)

 

Diretorias:
• Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)
• Finanças: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
• Eventos e Comissões Especiais: Antônio Jorge Gomes Abelém (UFPA)
• Educação: Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS)
• Publicações: José Viterbo Filho (UFF)
• Planejamento e Programas Especiais: Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)
• Secretarias Regionais: Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)
• Divulgação e Marketing: Eliana Silva de Almeida (UFAL)

Diretorias Extraordinárias:
• Competições Científicas: Esther Colombini (UNICAMP)
• Relações Profissionais: Ricardo Anido (UNICAMP)
• Cooperação com Sociedades Científicas: Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)
• Articulação com Empresas: Claudia Cappelli (UNIRIO)