CONTATO | SIGA A SBC

SBC Horizontes

Uma das principais iniciativas realizadas pela Diretoria de Educação (gestão 2007-2009, sob comando do prof. Edson Cáceres), foi a criação da revista eletrônica SBC Horizontes.

A História da SBC Horizontes

A profa. Mirella M. Moro (na época bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq na UFRGS, e agora docente na UFMG) é a idealizadora da SBC Horizontes. A ideia teve como inspiração as revistas das sociedades internacionais IEEE e ACM chamadas IEEE Potentials e ACM Crossroads, respectivamente. Essas revistas publicam tanto artigos técnico-científicos quanto redações sobre aspectos de carreira e vida estudantil, e abrangem não apenas Computação como também engenharias e cursos afins. A grande diferença é que a SBC Horizontes possui um foco específico: carreira em Computação.

No início de 2008, o projeto da SBC Horizontes foi aprovado pelas diretorias e Conselho da SBC. Assinaram o projeto da SBC Horizontes, sob coordenação de Mirella: os professores José Palazzo M. de Oliveira, Luciano Paschoal Gaspary e Renata Galante, e as alunas de doutorado Clarissa C. Marquesan, Deise Saccol e Marcia C. Cera (todos do Instituto de Informática da UFRGS). Após a aprovação do projeto, Mirella convidou a profa. Marta Mattoso (COPPE/UFRJ) para se juntar à frente da revista como editora-chefe. Também foram convidados outros associados da SBC para formar o corpo editorial e o conjunto de editores-associados.

No Congresso da SBC 2008, realizado em julho na cidade de Belém do Pará, foi lançada a Revista Eletrônica SBC Horizontes junto da abertura do WEI (Workshop de Educação em Computação), evento coordenado pela Comissão de Educação da SBC. Após o lançamento oficial, durante o segundo semestre de 2008, foram recebidos artigos para serem avaliados e compor a primeira edição da SBC Horizontes. Os artigos selecionados são publicados nesta edição.

O principal objetivo do fórum é promover a discussão ampla e contínua dos temas de interesse da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em computação no Brasil, como avaliação dos programas, estruturas curriculares, perfis de formação, etc.

 

Compõem este fórum:

 

  • Coordenadores e vice-coordenadores do programas de pós-graduação stricto sensu em computação reconhecidos pela CAPES ou ainda em implantação;
  • Membros da CA-CAPES em Ciência da Computação;
  • Diretoria de Educação da SBC.

 

Informações:

 

  • Lista de discussão
    • Acesse CoordPPGC-l e solicite inscrição. Atenção: Preencha no campo nome da solicitação de inscrição com seu nome, nome do Programa/Instituição e seu cargo (coordenador ou vice).
  • Wiki
    • Acesso aberto a toda comunidade.

 

Coordenação

 

 

Andreia Malucelli (PUCPR)

Coordenadora

 

Paulo Licio de Geus (UNICAMP)

Coordenador Suplente

 

Coordenação do Fórum nas Gestões Anteriores

 

 

 

  • 2014-2015 - Coordenador: Paulo Licio de Geus (UNICAMP). Suplente: Renata Mendes de Araujo (UNIRIO)
  • 2013-2014. Coordenadora: Renata Mendes de Araujo (UNIRIO). Suplente: Nazareno Andrade (UFCG).
  • 2012-2013. Coordenadora: Renata Mendes de Araujo (UNIRIO). Suplente: Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel).
  • 2011-2012. Coordenador: Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPel). Suplente: Paulo Cesar Masiero (ICMC/USP).
  • 2010-2011. Coordenador: Paulo Cesar Masiero (ICMC/USP). Suplente: Geraldo Bonorino Xexéu (UFRJ).
  • 2009-2010. Coordenador: Geraldo Bonorino Xexéu (UFRJ). Suplente: Rodolfo Jardim de Azevedo (UNICAMP).
  • 2008-2019. Coordenador: Rodolfo Jardim de Azevedo (UNICAMP). Suplente: Itana Maria de Souza Gimenes (UEM-PR).
  • 2007-2008. Coordenadora: Itana Maria de Souza Gimenes (UEM-PR). Suplente: Fernando Luís Dotti (PUCRS).
  • 2006-2007. Coordenador: Fernando Luís Dotti (PUCRS). Suplente: José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS).
  • 2005-2006. Coordenador: José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS). Suplente: Geraldo Robson Mateus (UFMG).
  • 2004-2005. Coordenador: Geraldo Robson Mateus (UFMG). Suplente: Ana Teresa Martins (UFC).
  • 2003-2004. Coordenadora: Ana Teresa Martins (UFC). Suplente: Carlos Maziero (PUCPR).
  • 2002-2003. Coordenador: Carlos Maziero (PUCPR). Suplente: Paulo Fernandes (PUCRS).
  • 2001-2002. Coordenador: Paulo Fernandes (PUCRS). Suplente: José Carlos Maldonado (USP-SC).

 

Avelino Francisco Zorzo (PUCRS)

Diretor de Educação

Andreia Malucelli (PUCPR)

Membro

Daltro Nunes (UFRGS)

Membro

Ecivaldo de Souza Matos (UFBA)

Membro

Igor Steinmacher (UFTPR)

Membro

Jair Cavalcante Leite (UFRN)

Membro

Renata de Araujo (UNIRIO)

Membro

Ronaldo C. M. Correia (UNESP)

Membro

Simone Martins (UFF)

Membro

   
 

 

 

   

 

Comissão de Educação 2011-2013

Comissão de Educação 2009-2011

Comissão de Educação 2007-2009

Comissão de Educação 2005-2007

Comissão de Educação 2003-2005

Comissão de Educação 2001-2003

Comissão de Educação 2001

Comissão de Educação 2000

A Diretoria de Educação é responsável pela organização de dois eventos: o Curso de Qualidade e o Workshop sobre Educação em Computação.

Curso de Qualidade

O CQ (Curso de Qualidade) é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade primária discutir com a comunidade acadêmica representada, sobretudo, pelos coordenadores de curso da área de computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto de cursos, escopo de matérias e o processo de ensino e aprendizagem. Este evento acontece anualmente integrado ao Congresso da SBC (CSBC).

Edições anteriores do CQ

 

  • 2011, Natal/RN (em conjunto com o WEI 2011)

 

 

2015, Recife/PE

 

Tema: A Comissão de Educação da SBC entende que o tema evasão é preocupante para muitos diretores de instituições de ensino superior, coordenadores de cursos e professores, afeta a vida de milhares de estudantes e é um entrave para o desenvolvimento do país. O CQ 2015 quer reunir todos os envolvidos na educação – diretores, coordenadores, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes – para aprender mais sobre as dificuldades e discutir estratégias para permanência dos estudantes e para o aumento no número de profissionais qualificados.

Coordenação Geral:

    Jair C. Leite, UFRN

    Ronaldo C. M. Correia, UNESP

 
Coordenação Local:

    Roberta Macêdo M. Gouveia, UFRPE

 
Equipe:

    André Drummond, UNB

    Carina Dorneles, UFSC

    Ecivaldo de Souza Matos, UFBA

    Mirella M. Moro, UFMG

    Simone Martins, UFF

    Tayana Conte, UFAM
 

Destaques:

  • PAINEL 1: Evasão e Estratégias para a Permanência Estudantil
    • Prof. Dr. Carlos E. Ferreira - IME-USP
    • Prof. Dr. Fábio Garcia Reis - UNISAL / Consórcio STHEM Brasil
    • Prof. Dr. Raimundo José de Araújo Macêdo - Universidade Federal da Bahia - UFBA

 

  • Relatos de Experiências sobre Evasão:
    • SAPERE: Sistema de Apoio ao Ensino para Redução da Evasão
      Thalita Biazzuz Veronese, Rodolfo Marcondes Lemos - IFSP
    • Ações realizadas em um curso superior de tecnologia para reduzir sua evasão
      Sueli de Fatima Poppi Borba - Universidade Paranaense
    • Contextualizando o ensino de Algoritmos e Estrutura de Dados: uma estratégia de motivação e resolução de problemas
      Mateus Felipe Freitas, Liziane Santos Soares, Rachel Carlos Duque Reis - Universidade Federal de Viçosa
    • Aula Faesa: Teoria e Prática​​
      Alexandre Nunes Theodoro, Juliano Silva Campana, Rober Marcone Rosi - Faculdades Integradas Espírito-santenses (FAESA)

 

  • Painel SECOM

 

  •     Palestra: Evasão, retenção e outras mazelas no ensino superior de computação:  desafios e pistas a seguir
    • Prof. Dr. Geber Lisboa Ramalho
      Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

Apresentações:

 

2014, Brasília/DF

Coordenação: Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP), André Drummond (UnB) e Jair Cavalcanti Leite (UFRN)

Coordenação Local: André Drummond (UnB)

Tema: O XV Curso de Qualidade (CQ 2014) será realizado no primeiro dia (28/07/2014) do XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2014). A programação estabelecida para o evento possibilita que os participantes do CQ, WEI (Workshop sobre Educação em Computação) e demais eventos satélites do CSBC 2014, possam interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação. Durante o CQ 2014 serão abordados assuntos atuais por meio de palestras e painéis, destacando os seguintes temas: Avaliação de Cursos no Ensino Superior; Metodologias e Práticas de ensino e ENADE. Para as apresentações foram convidados especialistas de expressão envolvidos com os temas.

Destaques:

  • PALESTRA: "Avaliação de Cursos no Ensino Superior ", Rosilene Cerri Oliveira - Coordenadora-Geral do ENADE (INEP)
  • PAINEL 1: Metodologias e Práticas de Ensino
    • Educação Online. Prof. Dr. Homero Luiz Piccolo (UnB)
    • Ensino com Jogos. Prof. Dr. Esteban Clua (UFF)
    • Metodologias Ativas. Prof. Dr. Ulisses Ferreira Araújo (USP Leste)
  • PAINEL 2: ENADE (Diretrizes e Perspectivas)
    • Membro da Comissão de Sitemas de Informação. Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Serra (Universidade São Judas Tadeu)
    • Membro da Comissão de Engenharia da Computação. Prof. Dr. Juan Manuel Adán Coello (Pontífica Universidade Católica de Campinas)
    • Membro da Comissão de Ciência da Computação e Licenciatura em Computação. Prof. Dr. Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM)
    • Membro da Comissão de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Prof. Dr. Marcelo Duduchi (FATEC-SP/CEETEPS)
    • Fundadora do Primeiro Curso de Licenciatura em Computação do Brasil. Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Brandão (UnB)

 

2013, Maceió/AL

Coordenação: Marcelo Duduchi Feitosa, Tayana Conte (UFAM), Simone Martins (UFF)

Coordenação Local: Monica Ximenes (IFAL), Alan Pedro da Silva (UFAL)

Tema: O XIV Curso de Qualidade (CQ) será realizado no último dia do CSBC 2013, logo após a realização do XXI WEI 2013 de modo a possibilitar que participantes do CQ e do WEI possam interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação. O CQ 2013 terá um formato especial, inspirado no evento do Centenário do Turing da ACM, para permitir uma maior troca de experiências. No CQ 2013 haverá apresentações de palestras individuais de 30 minutos e painéis de 01 hora sobre o tema “Como Promover a Qualidade em Diferentes Disciplinas de Computação”. Para estas apresentações e painéis, foi feita uma seleção de especialistas de expressão em cada área. Com a participação dos diferentes especialistas, pretendemos estimular um diálogo sobre as melhores práticas de ensino em várias disciplinas da Computação. O fechamento do CQ 2013 contará com uma mesa redonda sobre o tema “A integração de disciplinas na graduação em computação”. Confira a programação e os especialistas que estarão participando abaixo.

Destaques:

  • PALESTRA: "Qualidade em disciplinas de Teoria da Computação", Prof. Jayme Szwarcfiter (UFRJ)
  • PAINEL 1: Qualidade em dsciplinas de
    • Algoritmos, profa. Claudia Linhares (UFC)
    • Programação de Computadores, prof. Edson Caceres (UFSM)
    • Linguagens de Programação, prof. Roberto Bigonha (UFMG)
  • PAINEL 2: Qualidade em disciplinas de
    • Bancos de Dados, prof. Altigran Soares da Silva (UFAM)
    • Engenharia de Software, prof. Alessandro Garcia (PUC Rio)
    • Interação Humano Computador, profa. Raquel Oliveira Prates (UFMG)
  • PAINEL 3: Qualidade em disciplinas de
    • Arquitetura de Computadores, prof. Carlos Augusto Paiva da S. Martins (PUC MG)
    • Redes de Computadores, prof. Celio Albuquerque (UFF)
    • Computação Gráfica, proa Luciana Nedel (UFRGS)
  • Mesa Redonda: A Integração de Disciplinas na Graduação em Computação. Participantes: palestrante e painelistas. Moderador: Prof. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS).

 

2012, Curitiba/PR

Coordenação: Simone Martins (UFF), Tayana Conte (UFAM)

Coordenação Local: Andrey Pimentel (UFPR)

Tema: O XIII Curso de Qualidade (CQ) será realizado no último dia do CSBC 2012, logo após a realização do XX WEI 2012 de modo a possibilitar que participantes do CQ e do WEI possam interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação. O tema do CQ 2012, Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar, segue a linha do tema do CSBC "Computação & Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil" e reflete a preocupação da comunidade acadêmica e empresarial com um tema de máxima relevância para o Brasil, a Inovação. A Inovação é uma das chaves para o crescimento sustentável de nossa economia, e a Computação tem, sem dúvida, um importante papel para este desenvolvimento. Para lidar com essa questão, é necessário entender como a educação pode influenciar no processo de apoiar a formação de profissionais inovadores e também a discussão sobre técnicas inovadoras de educação em computação deve ser fomentada. No CQ 2012 pretendemos vislumbrar novas e eficazes formas de desenvolver práticas instrucionais através da apresentação de novos estilos de aprendizagem, de modo a inovar processos educativos para tornar a computação uma área de atração para os estudantes. E também dirigir estas práticas para formar estudantes que possam contribuir com inovações tecnológicas para o país. Esses assuntos serão tratados no CQ 2012 por meio de palestras convidadas e oficinas de trabalho em grupo.

Destaques:

  • "Estilos de Aprendizagem", Alexandre Cidral (UNIVILLE)
  • "Ensinar com Jogos", Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
  • Painel "Ciência sem Fronteiras", em conjunto com SECOMU. Moderador: Prof. José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS). Participantes: Prof. Márcio de Castro Silva Filho (CAPES); Profa Renée Zicman (FAUBAI e PUC/SP); Prof. Edmundo Albuquerque de Souza e Silva (UFRJ); Luana Bonone (Presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos)

 

2010, Belo Horizonte/MG

Coordenação: Denise Bandeira (UNISINOS), Auri Vincenzi (UFG)

Coordenação Local: Marcos André Kutova (PUC Minas)

Tema: No CQ 2010 pretendemos vislumbrar novas e eficazes formas de desenvolver práticas instrucionais que comuniquem aos estudantes que a aprendizagem e o esforço são importantes, onde todos sejam valorizados, e que transmitam a mensagem de que todos os estudantes podem ser bem sucedidos caso se esforcem para aprender, seduzindo-os para que sejam os verdadeiros atores de seu aprendizado, tornando-os globalmente competitivos e profissionais da computação bem sucedidos.As práticas instrucionais envolvem a escolha dos melhores métodos de ensino e aprendizagem, a organização do tempo escolar e preocupações com a melhoria das condições de instalações, entre outros. É de grande importância o conhecimento das teorias que embasam as práticas instrucionais utilizadas para a análise de sua influência sobre a motivação e aprendizagem dos estudantes. As práticas instrucionais tradicionais têm encontrado grande dificuldade em responder à diversidade das necessidades dos nossos estudantes por estarem por demais centradas no professor, por ignorarem a importância das necessidades, expectativas, forças e estilos de aprendizagem do estudante individual, por oferecem pouco retorno corretivo e avaliativo, por darem pouca ênfase às condições sociais e afetivas que suportam a aprendizagem, por focarem em um ensino predominantemente expositivo e por utilizarem pouco aprendizado colaborativo. Isso tudo torna o estudante desmotivado, provocando sua evasão de nossos cursos.O tema do CQ 2010, Motivação e Práticas Instrucionais no Ensino da Computação, reflete uma preocupação central em atrair e motivar estudantes da área de computação, de modo a possibilitar que o aprendizado do estudante seja de fato eficaz, para que educadores, profissionais da área, os próprios estudantes e a sociedade em geral tenham seus anseios correspondidos.

Destaques:

  • "Uma Metodologia de Ensino de Introdução a Programação Baseada em Produção de Jogos", Esteban Clua (UFF)
  • "Geração Y: Quem É o Nosso Aluno?", Alexandre Cidral (UNIVILLE)
  • "Estudo da Evasão em uma Instituição de Ensino Superior – O Caso da UNISINOS", Ricardo Vitelli (UNISINOS)
  • "Avaliação 270º como ferramenta para retenção de alunos na Escola Superior de Tecnologia da Informação", Frederico Novaes (Instituto Infnet)
  • "Formação Profissional, mercado de trabalho e gestão educacional na área de Computação e Informática", Carlos Antonio Monteiro (Consultor em gestão educacional

 

2009, Bento Gonçalves/RS

Coordenação: Anna Helena Reali Costa (USP) e Paulo César Masiero (USP-SC)

Coordenação Local: Denise Bandeira (UNISINOS)

Tema: O tema do CQ 2009, Desafios do Ensino da Computação, reflete uma preocupação central em atrair e motivar estudantes para a área de computação, assim como possibilitar que o aprendizado do aluno seja de fato eficaz, para que os estudantes, educadores, profissionais da área e a sociedade em geral tenham seus anseios correspondidos. Este tema inevitavelmente implica na discussão do futuro da formação e ensino em computação, de seus grandes desafios, das propostas de possíveis soluções e de como é possível melhor atender a estas demandas e lidar melhor com as transformações da área. Nosso grande interesse está em discutir inovações e seus impactos nos processos de ensinar e aprender: inovação na aula e no currículo, formação para a mudança, obstáculos à inovação. Pretendemos vislumbrar novas e eficazes formas de motivar e reter os alunos, seduzindo-os para que sejam os verdadeiros atores de seu aprendizado, tornando-os globalmente competitivos e profissionais da computação bem sucedidos em atividades multidisciplinares. Especial destaque deve ser dado ao documento “Grand Challenges in Computing – Education”*, de McGettrick et al., resultante de um esforço pioneiro realizado no Reino Unido para questionar aspectos da situação existente na educação na área da computação e focar nos problemas e dificuldades, porém buscando enfrentá-los de forma positiva e determinada, visando melhorar esta situação.

Destaques:

  • “Natureza de um desafio”, Claudia Bauzer Medeiros (IC/UNICAMP). PDF
  • “Reflections on Some Grand Challenges in Computing Education”, Andrew McGettrick (University of Strathclyde, UK)
  • “Inovações nos processos pedagógicos e suas implicações na aprendizagem”, Maria Helena Bonilla (FACED/UFBA). PDF
  • “O papel do coordenador de um curso de graduação como gestor acadêmico”, Oscar Hipólito (IFSC/USP). PDF
  • “A metodologia de ensino segundo a abordagem PBL (Problem-Based Learning): uma aplicação na área de computação”, Simone C. dos Santos (CESAR)
  • “15 Anos de Aprendizado: Lições, Experiências e Desafios”, Huei Diana Lee (Coordenadora do curso de Ciência da Computação, UNIOESTE).

 

2008, Belém do Pará/PA

Coordenação: Wagner Meira Júnior, UFMG, e Anna Helena Reali Costa, USP

Coordenação Local: Silvana Rossy de Brito, IESAM

Tema: Oferta e demanda por profissionais da Computação: como equipará-las? Este ano o Curso de Qualidade CQ 2008 discutirá como o profissional da computação pode melhor atender às demandas da sociedade e tornar mais patente a relevância da área como um todo ao mesmo tempo que é mantida a qualidade da sua formação. Para isso, teremos uma série de palestras convidadas e um painel de discussões, assim como duas oficinas onde exploraremos o tema de formas diferentes.

Destaques:

  • “Educação no Brasil”. Prof. Dr. Nelson Maculan Filho, COPPE, UFRJ
  • “O Modelo de Ensino Europeu e seu ajuste ao Acordo de Bolonha”. Philippe Olivier Alexandre Navaux, UFRGS
  • “A disposição das ferramentas de computação em níveis de abstração”. Daltro José Nunes, UFRGS
  • “Como o ENADE pode nos ajudar na definição das competências esperadas para os diferentes tipos de cursos de Computação”. Maria da Graça Brasil Rocha, UFSCar
  • “A Relevância Social e Profissional da Computação no início do Século 21 - uma reflexão pessoal.” Imre Simon, USP.

 

2007, Rio de Janeiro/RJ

Coordenação: Sandra C. Pinto Ferraz Fabbri, UFScar
Destaques:

  • “Universidade Nova”. Adelaide Faljoni-Alario, USP/UFABC
  • Como desenvolver competências ao invés de repassar conhecimentos”. Maria da Graça N. Mizukami, UFSCar/Mackenzie.
  • “Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil”. Claudia M. B. Medeiros, UNICAMP; Flavio R. Wagner, UFRGS; Marta L. Q. Mattoso, COPPE/UFRJ; Andre C. P. L. F. de Carvalho, USP; Sergio Bampi, UFRGS; Maria Cecilia C. Baranauskas, UNICAMP; Guilherme H. Travassos, COPPE/UFRJ;

 

2005, São Leopoldo/RS

Coordenação: Carlos Renato Lisboa Frances - Ufpa e Raul Sidnei Wazlawick - UFSC

Coordenação Local: Denise Bandeira da Silva - Unisinos

Tema: Ensino de Computação: Melhores Práticas

Destaques:

A prática profissional nos cursos da área de Computação e Informática, Prof. José Carlos Maldonado, USP-SC

  • Teoria da Computação, Prof. Tiarajú Divério, Ufrgs
  • Linguagens de Programação, Prof. Roberto da Silva Bigonha, UFMG
  • Engenharia de Software, Prof. Rosângela Penteado, Ufscar
  • Sistemas de Informação, Prof. Carlo Gabriel Porto Bellini, Unisinos

 

2003, Campinas/SP

Coordenação: Regina Helena C. Santana, USP/S. Carlos, Therezinha Souza da Costa, PUC-Rio

Coordenação Local: Ariadne Carvalho, Unicamp

Destaques:

  • O Projeto Pedagógico enquanto construção e avaliação da formação do aluno. Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco - PUCSP
  • A Formação do Professor Universitário. Profa Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - PUCSP
  • Designing Degree Programs in Computing. Richard J. LeBlanc Jr. - College of Computing, Georgia Institute of Technology
  • Definir e Construir Disciplinas - Uma Questão de Arte! Prof. Dr. Marcos José Santana - ICMC - USP
  • Instanciação dos princípios das palestras anteriores em duas disciplinas para diferentes cursos: 1. “Algoritmos” - Prof. Ruy Milidiu, PUC-Rio; 2. “Sistemas de Informação” - Profa. Luisiana Resende, UGF, RJ

 

2002, Florianópolis/SC

Coordenação: Daltro Jose Nunes, Therezinha Souza da Costa
Cordenação Local: Antonio Carlos Mariani
Tema: O curso de qualidade 2002 vai abordar a questão da metodologia de ensino de algumas disciplinas ou áreas importantes da área de computação e informática. Professores especilistas mostrarão “como ensinar” com qualidade essas disciplinas/áreas. Foram convidados dois pesquisadores estrangeiros especialistas da área de educação em computação: Albert Turner e Juan Alvares Sanches. O primeiro vai abordar questões curriculares e o segundo a questão do ensino de algoritmos.

Destaques:

  • Curriculum Recommendations and their Contributions to the Quality of Education. Albert Turner
  • Hardware Básico, Eduardo Marques
  • Impacto das novas Tecnologias sobre o Ensino, Imre Simon
  • Logica Digital, Jorge Silva
  • How to teach algorithmic reasoning, Juan Alvarez Sanches
  • Arquitetura de Computadores, Raul Fernando Weber/Carlos. A. Lisboa
  • Estrutura de Dados, Paulo Alberto de Azeredo
  • Compiladores, Rafael D. Lins
  • Teoria Geral de Sistemas, Jorge L.N. Audy/Gilberto Keller de Andrade
  • Redes de Computadores, Michael Stanton
  • Fundamentos de Sistemas de Informação, Jorge L.N. Audy/Alexandre Cidral
  • Sistemas Distribuidos, Edgard Jamhour
  • Diretrizes Metodológicas para Ensino de Programação Raul Sidnei Wazlawick
  • Engenharia de Software, Wilson de Padua Filho
  • Programação eXtrema, Alfredo Goldman/Carlos Eduardo Ferreira/Fabio Kon
  • Qualidade de Software, Jose Luiz Braga

Workshop sobre Educação em Computação (ex-Informática)

O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.

A Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o “terceiro pilar” a sustentar tal pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação. Desta forma, ela permeia os avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. Muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. Finalmente, ela é um componente indispensável para a implementação e o fortalecimento dos objetivos econômicos, tecnológicos e sociais de um país. Desta forma, planejamento a longo termo para a área terá conseqüências que irão além da Computação propriamente dita. O Workshop sobre Educação em Computação foi concebido a partir de iniciativas semelhantes realizadas em outras partes do mundo e empreendido a partir dessas constatações.

Edições anteriores do WEI

 

2014, Brasília/DF

Tema: Educação em Computação na Integração de Sistemas Sócio-Técnico-Culturais

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2014 que ressalta os sistemas sociais e eventos de grandes massas, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Integração de Sistemas Sócio-Técnico-Culturais. Em um contexto no qual a sociedade se mobiliza através de sistemas computacionais, novos desafios para a Computação surgem a partir da integração de tais sistemas com aspectos socioculturais. No contexto da Educação em Computação, é necessário discutir como preparar os estudantes para participar e desenvolver essa nova realidade.

Coordenação: Carina Friedich Dorneles (UFSC) e Ecivaldo Souza Matos (UFBA)

Coordenação Local: André Drummond (UnB)

Destaques:

  • Palestra de Abertura: "SBC Educação", André Drummond (UnB), Carina Dorneles (UFSC), Ecivaldo de Souza Matos (UFBA), Jair Cavalcante Leite (UFRN), Renata Mendes de Araujo (UNIRIO), Ronaldo C. M. Correia (UNESP), Simone Martins (UFF), Tayana Conte (UFAM)
  • Painel: "Os Desafios da Construção de Universidades de Excelência no Brasil" (em conjunto com SECOMU). Painelistas: Marco Antonio Casanova(PUC-Rio), Abilio Baeta Neves(PUCARS), Edmundo Souza e Silva(UFRJ), Augusto Sampaio(UFPE), Lisandro Granville (Vice-Presidente da SBC). Moderador: Luis Lamb(UFRGS)
  • Trabalhos Premiados
    • "Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação". André Raabe, Elieser Ademir de Jesus, Fillipi Pelz, Luiz Fernando Noschang. Categoria: Ferramenta ou técnicas
    • "PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK. Pablo Schoeffel. Categoria: Relatos de experiência
    • "Currículo de IHC no Brasil: panorama atual e perspetivas". Clodis Boscarioli, Milene Silveira, Raquel Prates, Sílvia Amélia Bim, Simone Barbosa. Categoria: Pesquisa

 

2013, Maceó/AL

Tema:Educação em Computação na Era de Cidades Inteligentes

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2013, que ressalta a evolução de nossa sociedade para Cidades Inteligentes, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Era de Cidades Inteligentes. O termo "Cidade Inteligente" é usualmente associado ao papel da tecnologia da informação e a comunicação que juntas podem solucionar problemas oriundos do progresso das cidades.

Coordenação: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, UFPE. José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS

Destaques:
  • Palestra de Abertura: "CS2013: A proposta internacional da IEEE-CS/ACM para cursos de Ciência da Computação (CS2013)". Por Ernesto Cuadros-Vargas, Universidad Católica San Pablo, Peru; Membro do Computer Science Curricula 2013 Steering Committee
  • Painel em conjunto com o SECOMU: "MOOCS". Painelistas: José Palazzo M. de Oliveira (INF/UFRGS), Itana Maria Gimenes (DIN/UEM), Ronaldo Mota (University of London). Moderadora: Mirella M. Moro, Diretora de Educação da SBC

 

2012, Curitiba/PR

Tema: Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar

Alinhado com o tema do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC 2012, que ressalta a importância da Inovação, o tema desta edição do WEI é "Educação e Inovação: Educar para Inovar + Inovar para Educar" visando a identificar tanto as potencialidades no ensino que contribuem para a formação de pessoas com capacidade para promover inovação, quanto o emprego de técnicas e/ou tecnologias para inovar a forma de ensinar computação e, consequentemente, o desenvolvimento de novos talentos e futuros agentes de inovação.

Coordenação: Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (UFG) José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)

Coordenação Local: Eduardo Jaques Spinosa (UFPR)

Destaques:

  • Palestra Colaborativa de Abertura: "Celebração dos 20 anos do WEI", Auri Vincenzi (UFG), José Palazzo M. de Oliveira (UFRGS), Marcelo Duduchi (CEETEPS), Mirella Moro (UFMG), Simone Martins (UFF), Tayana Conte (UFAM)
  • Painel: "Educar para Inovar + Inovar para Educar". Painelistas: José Palazzo M. de Oliveira, Marcio L. Bunte de Carvalho (UFMG), Mirella M. Moro (UFMG), Seiji Isotani (USP São Carlos). Moderador: Auri Vincenzi (UFG)

 

2011, Natal/RN

Tema: Educação em Computação na Era da Inclusão.

A décima-nona edição do WEI traz mudanças significativas em relação às edições anteriores. Em 2011, o Curso de Qualidade (CQ) e o WEI serão realizados em conjunto durante os quatro dias do CSBC 2011. Especificamente, as atividades do Curso de Qualidade foram incorporadas ao WEI a fim de:

- possibilitar que participantes do CQ e do WEI possam interagir por mais tempo;
- proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação;
- proporcionar discussão em grupos maiores juntando o público de ambos os eventos; e
- eliminar o custo adicional do CQ e aumentar o conjunto de atividades do WEI.

Na edição de 2011, o tema principal do WEI será Educação em Computação na era da inclusão. O objetivo é identificar trabalhos de pesquisa inovadores relacionados à Educação em Computação que fomentem o suporte às redes informacionais e às tecnologias de informação e comunicação estando aptos a contribuir com a inclusão digital e social e o desenvolvimento sustentável, por meio da disseminação e transferência de tecnologia em contextos comunitários. Esse tema reflete a preocupação com o uso racional dos recursos computacionais em prol de uma formação de recursos humanos e na conscientização de como empregar os recursos computacionais para fortalecer a inclusão digital e o acesso à informação por parte de todas as camadas da sociedade. Tal tema, além de estar alinhado com o tema principal do CSBC 2011 - Computação para todos: No caminho da evolução social - recebe atenção especial por parte dos órgãos de fomento governamentais com editais de apoio a projetos de pesquisa.

Coordenação: Auri Vincenzi (UFG), Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)

Coordenação Local: Umberto Souza da Costa (UFRN)

Destaques:

  • Palestra de Abertura: "Ambientes Inclusivos: Formação em Computação e Compromisso Social", Maria Cecília C. Baranauskas (UNICAMP)
  • Palestra: "Educação Empreendedora", Sílvio Meira (UFPE)
  • Painel: "Novas Competências na Formação do Profissional de Computação". Painelistas: M. Cecília Baranauskas (UNICAMP), Sílvio Meira (UFPE), Edson Cáceres (UFCG), Flávio Wagner (UFRGS). Moderador: José Palazzo M. de Oliveira (UFRGS)
  • Painel SECOMU/WEI: "O Ensino e a Pesquisa da Computação nos Países de Língua Portuguesa: Metas e Desafios". Painelistas: Mirella Moro (UFMG, Brasil), Mateus Padoca Calado (Universidade Agostinho Neto, Angola), Esselina Macome (Banco Central, Moçambique), Helder Coelho (Universidade de Lisboa, Portugal). Moderador: Paulo Cunha (UFPE)

 

2010, Belo Horizonte/MG

Tema: Na edição de 2010, o tema principal do WEI será "Evasão e Motivação", tema esse que reflete a preocupação da comunidade acadêmica e empresarial com a formação de recursos humanos em Computação com qualidade e quantidade suficientes para atender às demandas da sociedade. Para lidar com essa questão, é necessário, em primeiro lugar, entender melhor as causas do descompasso entre a busca por profissionais qualificados e a procura por cursos da área de Computação. Também é importante discutir ações dirigidas a alunos de ensino médio e dos primeiros anos do ensino superior que possam resultar em um maior entendimento desses alunos sobre os desafios da área. Além de aumentar a atratividade da área, o entendimento da natureza desses desafios também pode colaborar para a diminuição da evasão registrada pelos cursos de computação, que pode ter entre suas causas a falta de visão sobre a importância do ferramental teórico da área.

Coordenação: Noemi Rodriguez (PUC Rio) e Ismar Silveira (Mackenzie-SP)

Coordenação Local: Maria Augusta Vieira Nelson (PUC Minas)

Destaques:

  • Palestra de Abertura: "Desenvolvimento de Jogos em Disciplinas de Introdução à Programação", Esteban Clua (UFF)
  • Painel: "O Fomento à Pesquisa em Ciência da Computação no Brasil". Painelistas: Alexandre Guilherme Motta Almeida (CNPq), Virgílio Augusto Fernandes Almeida (UFMG), Clarisse Siekenius de Souza (PUC Rio). Moderador: Jayme Luiz Szwarcfiter (UFRJ)
  • Painel SECOMU/WEI: "Retenção/Evasão em Computação". Painelistas: Esteban Walter Gonzalez Clua (Instituto de Computação, UFF), Dilma M. Da Silva (IBM Watson Research Center), Edson Norberto Cáceres (UFMS)
  • Painel SECOMU/COMPUTEC/WEI/WIT: "Como Atrair Talentos em Computação?" Painelistas: Virgilio Augusto Fernandes Almeida (UFMG), Marcus Vinicius Soledade Poggi de Aragao (PUC Rio), Ricardo de Oliveira Anido (Unicamp)

 

2009, Bento Gonçalves/RS

Tema: Construção Colaborativa do Conhecimento. Na edição de 2009, o tema principal do WEI será “Construção Colaborativa de Conhecimento”, que tem sido uma estratégia cada vez mais popular na área de informática e em várias, senão todas, áreas do conhecimento. A Internet, a Web e as possibilidades de cooperação providas por diversas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas nesse ambiente habilitam essas iniciativas, pois possibilitam de forma rápida e eficiente a troca e o acesso à informação e a conteúdos de formatos diversos. A colaboração online está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, seja através de discussões acerca de uma tecnologia ou através de páginas construídas em conjunto, como wikis, entre várias outras iniciativas. No contexto de educação em informática, tem-se explorado o potencial dessas estratégias colaborativas tanto em termos de disseminação do conhecimento quanto no espectro de mecanismos de aprendizagem, transformando a relação professor-aluno. Neste contexto, o menor controle do processo por parte dos professores e a maior participação dos alunos como geradores de conhecimento representam um compromisso que tem que ser melhor entendido e explorado. A proposta do WEI 2009 é não apenas apresentar essas estratégias como discutir a sua efetividade nas várias dimensões da educação em informática.

Coordenação: Mirella M. Moro, UFMG, e Simone Martins, UFF

Coordenação Local: Alessandra Dahmer, UFCSPA/UNISC

Destaques:

  • Palestra de Abertura: Maria Helena Bonilla (UFBA)
  • Painel: “Construção Colaborativa do Conhecimento”. Moderador: Mirella M. Moro (UFMG). Panelistas: Fábio Kon (USP), Luciana P. Nedel (UFRGS), Milene Selbach Silveira (PUC RS), Dilermando Piva Jr - FATEC-ID

 

2008, Belém do Pará/PA

Tema: As atividades no WEI compreendem apresentação de artigos completos e artigos resumidos no contexto específico de “Os Grandes Desafios da Década no Ensino da Computação”

Coordenação: José Palazzo M. de Oliveira, UFRGS (coordenador) e Mirella M. Moro, UFRGS (coordenadora)

Coordenação Local: Aleksandra do S. da Silva, IESAM/UNAMA

Destaques:

  • Computer Science Teaching in the United States, João L. D. Comba, UFRGS
  • Painel: Os desafios da década para o ensino da computação no Brasil, uma análise comparativa frente aos modelos Europeu e Norte-americano. Moderador: José Palazzo M. de Oliveira. Painelistas: Prof. Dr. Edson Norberto Cáceres, Prof. Dr. João L. D. Comba, Prof. Dr. Philippe Olivier Alexandre Navaux, Prof. Dr. Wagner Meira Jr.

 

2005, São Leopoldo/RS

Coordenação: Sandra C. P. Ferraz Fabbri - Ufscar, Fernando da Fonseca de Souza - UFPE

Coordenação Local: Ana Paula Lüdtke Ferreira - Unisinos

Destaques:

  • Benefícios públicos e privados da educação superior. Simon Schwartzman (Diretor-Presidente do IETS - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade)
  • Mesa Redonda Reforma Universitária. Chair: Claudia Maria Bauzer Medeiros - Presidente da Sociedade Brasileira de Computação. Participantes: Luis Davidovich - Diretor da Academia Brasileira de Ciências, Ivan Rocha Neto - Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação da Universidade Católica de Brasília, Maria Beatriz Luce - Membro do Conselho Nacional de Educação e professora da Faculdade de Educação da Ufrgs
  • Mesa Redonda – Enade. Chair: Renato Lisboa Francês - membro da CE/SBC e membro da Comissão Assessora da área de Computação do INEP. Participantes: Pe. Pedro Gilberto Gomes - Unisinos, Regina Helena Carlucci Santana - ICMC/USP, Márcia Regina Ferreira Brito Dias - Unicamp, Maria da Graça Brasil Rocha - UFScar

 

2003, Campinas/SP

Coordenação: Profa. Maria da Graça Brasil Rocha (UFSCar), Prof. Marcos José Santana (ICMC-USP)

Coordenação Local: Ariadne Carvalho (IC-UNICAMP)

Destaques:

  • 21st Century Computing Curricula. Prof. Richard J. LeBlanc, Jr. College of Computing - Georgia Institute of Technology
  • Painel sobre diretrizes Curriculares. Coordenador: Marcos Santana (ICMC- USP). Convidados: Prof. Daltro Nunes (UFRGS), Prof. Raul Sidnei Wazlawick (UFSC)

 

2002, Florianópolis/SC

Coordenação: Prof. José Carlos Maldonado (ICMC-USP)

Coordenação Local: Prof. Olinto José Varela Furtado (UFSC)

Destaques:

  • Ciência da Computação e Tecnologias da Informação: Convergências e divergências. Virgílio Almeida (UFMG e CAPES)
  • Higher Education Developments within Europe. Andrew McGettrick (Univ. of Strathclyde, UK)
  • Painel: IT and Computing Professionals - Educational Requirements. Coordenador: Roberto Bigonha (UFMG). Participantes: Virgilio Augusto F. Almeida (UFMG), Andrew D. McGettrick (Univ. of Strathclyde, UK), Fabio Kon (IME-USP), Gordon Davies (Open University, UK).

 

2000, Curitiba/PR

Coordenação: Maria Izabel Cavalcanti Cabral - UFPB, Maria de Fátima Ramos Brandão - UNB

Coordenação Local: Gerson Linck Bichinho - PUCPR

Tema: O VIII WEI, edição ano 2000, acompanha o tema central do XX Congresso da SBC: Universidade - Empresa, compondo em sua programação diversas sessões as quais incluem: - painéis, que discutem questões de interesse maior de toda a comunidade, como processos de avaliação, autorização e reconhecimento de cursos de graduação, como também novas modalidades de cursos de pós-graduação; - grupos de trabalho que discutem e propõem recomendações para temas atuais e de relevância, ainda pouco explorados ou necessitando de atualizações tais como: os currículos de referência para os cursos de Computação de nível tecnológico, bacharelado e licenciatura, pós-graduação, educação à distância e Informática no 2º grau. O WEI investe nesta edição 2000 numa nova sessão, denominada “Relato de Experiências”, que visa contemplar um público com interesse diversificado e que tem a oportunidade de compartilhar suas experiências: ensino de Computação no 1o e 2o graus, graduação, pós-graduação, empreendedorismo, produção de mídias para o ensino de Computação, dentre outras. Nessa sessão serão apresentados relatos convidados (02) e selecionados (08), estes últimos, de um universo de 27 trabalhos submetidos, que mostram o alcance, o interesse e a relevância desse fórum para a comunidade.

Destaques:

  • Avaliação, Autorização e Reconhecimento de Cursos de Graduação em Computação. Moderador: Sérgio de Mello Schneider
  • Ponderações sobre o Mestrado Profissionalizante na Área de Computação. Participantes: Maria Cristina Ferreira de Oliveira, José Carlos Maldonado, José Augusto Suruagy Monteiro, Luiz Fernando Gomes Soares, Pedro J. de Rezende, Selma Shin Shimizu Melnikoff, Taisy Silva Weber
  • Pós-Graduação em Computação no Brasil - Situação Atual e Perspectivas. Participantes: José Carlos Maldonado, Maria Cristina Ferreira de Oliveira, Regina Helena Carlucci Santana, Virgílio Augusto F. Almeida

 

1999, Rio de Janeiro/RJ

Coordenação: Ana Carolina Salgado, Fernando da Fonseca de Souza

Tema: A formação em Informática: Desafios e Metas Rumo ao Novo Milênio.

Esta página é mantida pela Diretoria de Educação da SBC e está organizada da seguinte maneira:

Página 1 de 2