A SBC lançou em 2016 a primeira chamada de projetos que levem às crianças, adolescentes, terceira idade e públicos que não tem contato com a área na educação formal, aproximando dessa forma, uma sociedade brasileira. Os projetos considerados inovadores, sejam de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, proporcionam uma Chancela da SBC e uma ampla divulgação através dos meios de comunicação da SBC, como site oficial, redes sociais, blog, e-mail e listas de discussão da Sociedade Brasileira de Computação.
Em 2020, uma seleção para projetos a serem chacelados pela SBC passou a ser de fluxo contínuo, ou seja, os projetos podem ser convertidos a todo instante, sem dados pré-definidos. Conhece o novo edital clicando aqui.
Projetos Chancelados 2020
FIQUE NO LAR |
CONHECIMENTOS - PoK |
Tecnologia e novos negócios: uma ação da UNIR na Rádio CBN Prof. Dr. Ewerton R. Andrade Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
Observatório UFJ Covid |
Eu, Cidadão Digital Prof. MSc. Anrafel Fernandes Pereira Universidade de Vassouras |
Ensino de Programação e Robótica com Arduino Prof. Dr. Pablo Luiz Braga Soares Universidade F ederal do Ceará (UFC) |
Sustentabilidade Social em Engenharia de Software |
Guia do Pensamento Computacional para a Família Profa. Cibelle Martins Instituto Metrópole Digital (IMD-UFRN) |
Projetos Chancelados 2018/2019
ACADEMIA HACKATOWN ESCOLA PÚBLICA DE |
LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO |
ROBÓTICA SUSTENTÁVEL: DO LIXO À EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
IF (ESTUDANTE) {PROTAGONISTA DA INFORMÁTICA} |
POR DENTRO DO COMPUTADOR Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná |
COMPUTAÇÃO PARA TODOS |
JOGOS INTELIGENTES Prof. Luemy Avila Santos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Projetos Chancelados 2017/2018
COMPUTAÇÃO PARA TODOS |
COMPUTAÇÃO TRANSPARENTE Profa. Claudia Cappelli - Unirio Profa. Vanessa Nunes - UnB |
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE Profa. Flávia Mendes de Andrade e Peres |
ENJOY.ET: COMPUTAÇÃO PARA LER, BRINCAR E JOGAR |
ENVELHESER – TECNOLOGIA NA MELHOR IDADE Prof. José Diener Feitosa Marques Segundo Faculdade do Vale Salgado |
HORA DO CÓDIGO NAS ESCOLAS Prof. Lincoln Souza Rocha Universidade Federal do Ceará |
#INOVAREAPRENDER Prof. Luemy Avila Santos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro |
PERNAMBUCODERS - CLUBE DE PROGRAMAÇÃO DE PERNAMBUCO Prof. Francisco Saboya Albuquerque Neto Núcleo de Gestão do Porto Digital |
TECNOASSIST: FORMAÇÃO CONTINUADA EAD PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA Prof. José Antonio dos Santos Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Projetos Chancelados 2016-2017
COMPUTAÇÃO NA ESCOLA Profa. Christiane A. Gresse von Wangenheim INCoD/UFSC |
CLUBE DE COMPUTAÇÃO Profa. Andrea Schwertner Charão UFSM |
MENINAS DIGITAIS Prof. Cristiano Maciel Profa. Silvia Amélia Bim |
NERDS DA FRONTEIRA Prof. Amaury Antônio de Castro Junior UFMS |
APRENDA A PROGRAMAR JOGANDO Profa. Janaína Sant'Anna Gomide Gomes UFRJ - Macaé |
ExpPC Profa. Simone André da Costa Cavalheiro UFPEL |
ROBÔ PROGRAMÁVEL EDUCACIONAL Prof. André Luiz Maciel Santana Prof. André Luís Alice Raabe UNIVALI |
Almanaque para Popularização de Ciência da Computação Prof. Maria Augusta S. N. Nunes UFS |
PROGRAMANDO O FUTURO Profa. Daniela Tereza Russi Ascencio Prof. Francisco Virginio Maracci Prof. Emerson Silas Dória UNOESTE |
DESAFIO GAMES E EDUCAÇÃO Prof. Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN |
INFORMÁTICA E SOCIEDADE Fernando Luiz de Oliveira CEULP |
PROGRAMA SUPERPYTHON Prof. Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira UFRJ |
COMPUTANDO PARA VOCÊ Profa. Luciana Aparecida Martinez Zaina Profa. Tiemi Christine Sakata UFSCAR |