CONTATO | SIGA A SBC

A Revista Eletrônica de Iniciação Científica (REIC) é um periódico que publica artigos técnico-científicos produzidos por alunos de graduação das áreas de Computação e Informática. A REIC é uma publicação digital da Sociedade Brasileira de Computação. O acesso é gratuito e não há versão impressa. Sua periodicidade é trimestral e as edições são publicadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro. O número de ISSN da revista é: 1519-8219.

 

Acesse o site http://seer.ufrgs.br/reic, onde vocẽ poderá submeter seu artigo, ou leia as informações referente à REIC a seguir:

 

 

Objetivo

 

O principal objetivo da REIC é oferecer aos alunos de graduação a possibilidade de experimentar todo o processo de produção e divulgação de um trabalho científico, desde a sua concepção até a sua publicação final. Os alunos de graduação são incentivados a escrever artigos científicos relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica, trabalhos de graduação, monografias de conclusão de curso e demais atividades de pesquisa.

 

Os objetivos específicos são:

 

  • Oferecer um veículo de publicação para autores graduandos, que possibilite ao estudante experimentar todo o processo de submissão, avaliação e divulgação de resultados de seu trabalho científico, contribuindo para sua formação;
  • Incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimentopor alunos de graduação;
  • Estimular o desenvolvimento do rigor científico, oferecendo ao estudante a possibilidade de ter seu trabalho avaliado por seus pares na sua área de atuação;
  • Oferecer e manter um banco de artigos técnico-científicos de qualidade em língua portuguesa;
  • Divulgar os trabalhos de pesquisa em nível de iniciação científica desenvolvidos no país nas áreas de computação e informática.

 

Histórico

 

Em 1999, a diretoria da SBC e muitos de seus membros identificaram a necessidade de criar uma nova publicação direcionada aos alunos dos diversos cursos de graduação da área de Informática. Porém, não se sabia ao certo como deveria ser esta publicação. Em 01 de agosto de 2000 foi proposta a criação de uma Revista cujo público alvo seria os graduandos da área de computação e informática. A seguir, os membros da SBC foram convidados a opinar e ajudar a definir o formato da Revista. Inicialmente muitas idéias foram apresentadas e vários tópicos foram discutidos, por exemplo, a estrutura do periódico, as normas de publicação e submissão, e os aspectos práticos da viabilização da publicação, entre outros. Em 21 de agosto de 2000 o Prof. Antônio Maria P. de Resende, da Universidade Federal de Lavras, compilou todas as contribuições enviadas para a lista de discussões SBC-L. Em seguida, esta compilação foi encaminhada ao Diretor de Publicações da SBC na época, Prof. Ricardo de Oliveira Anido, para sua apreciação. Em 29 de agosto de 2000, o Prof. Ricardo de Oliveira Anido nomeou os membros do Conselho Editorial da Revista, o qual inicialmente foi composto pelos seguintes membros:

 

  • Aleardo Manacero Jr (UNESP - Campus São José do Rio Preto)
  • Antônio Maria Pereira de Resende (UFLA)
  • Arndt von Staa (PUC-RJ)
  • Cristina Duarte Murta (UFPR)
  • José Luis Braga (UFV)
  • Ricardo Anido (UNICAMP)

 

Após três meses de discussões eletrônicas entre os membros do Conselho Editorial, foram compilados mais de uma centena de e-mails e foi elaborado o projeto final da Revista Eletrônica de Iniciação Científica da SBC, o qual foi encaminhado ao Conselho da SBC para apreciação. Em 20 de dezembro de 2000, o Conselho Editorial da Revista Revista Eletrônica de Iniciação Científica foi notificado sobre a aprovação do projeto pelo Conselho da SBC, para o período de 1999 a 2003, nascendo assim esta Revista. O primeiro editor chefe foi o prof. Antônio Maria Pereira de Resende. Em janeiro de 2002, o prof. Antônio Maria Pereira de Resende deixou o cargo de editor chefe da REIC. A editoria da REIC passou então a ser feita por dois editores, colaborando em processo de co-editoria. Os primeiros co-editores foram os professores Bruno de Oliveira Schneider (UFLA) e Cristina Duarte Murta (UFPR). Em janeiro de 2003, o professor Bruno de Oliveira Schneider deixou a co-editoria, sendo substituído pelo professor Heitor Augustus Xavier Costa (UFLA), e o trabalho continuou em parceria com a professora Cristina Duarte Murta (UFPR). Em setembro de 2006, a professora Renata Galante (UFRGS) foi convidada a integrar o comitê editorial. A editoria foi então exercida pelos três professores, até que em janeiro de 2007 o professor Heitor Augustus Xavier Costa deixou a editoria, sendo recomposta a composição de dois editores. Em janeiro de 2009 foi a vez da professora Cristina Duarte Murta deixar a REIC. Em seu lugar assumiu o professor Wagner Meira Júnior (UFMG), que iniciou o trabalho de co-editoria com a professora Renata Galante (UFRGS).

 

Propostas Iniciais

 

Dentre as propostas iniciais para este periódico, estavam incluídas as seguintes:

 

  • Os artigos devem ser redigidos em português;
  • A publicação deve ser em meio eletrônico; no entanto, não se descarta, no futuro, a impressão da revista em papel, ou pelo menos a impressão de alguns números especiais;
  • O acesso ao periódico deve ser público e gratuito por um ano; após este período esta política deve ser reavaliada;
  • A peridiocidade será trimestral; reserva-se ao Conselho Editorial a possibilidade de alterar esta peridiocidade;
  • A composição inicial do periódico não seria temática, isto é, cada número seria composto por artigos de subáreas distintas; o Conselho Editorial poderá criar ou extinguir números temáticos para adaptar-se à produção nacional de artigos.

 

Submissão

 

As submissões podem ser feitas continuamente. Os trabalhos submetidos devem ser artigos técnico-científicos, elaborados por alunos de graduação nas áreas de Computação e Informática, e orientados por um professor. Recomendamos aos autores que planejam submeter um artigo uma visita às edições publicadas da REIC.

 

Formato

 

Os trabalhos submetidos deverão atender todas as condições descritas a seguir para que possam ser encaminhados aos avaliadores. O não cumprimento de um ou mais dos itens abaixo invalida a submissão.
 

 

  • O artigo deve ser escrito exclusivamente em português.
  • O artigo deverá conter no mínimo oito e no máximo vinte páginas.
  • O formato da submissão é o formato padrão da SBC.
  • O artigo submetido deve ser escrito por um ou mais alunos de graduação, orientados por um professor orientador, responsável pela coordenação da pesquisa realizada.
  • O artigo deve ser enviado em um arquivo no formato PDF.
  • O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores nem da instituição de origem ou qualquer outra referência no corpo do artigo que possa permitir a identificação da autoria do artigo. Os nomes dos autores e suas afiliações devem constar na versão final.

 

Escopo

 

Algoritmos e Estruturas de Dados
Arquitetura de Computadores
Bancos de Dados
Compiladores
Computação e Música
Computação Gráfica
Concepção de Circuitos Integrados
Desempenho de Sistemas Computacionais
Engenharia de Software
Inteligência Artificial
Informática na Educação
Interação Homem Computador
Linguagens de Programação
Linguagens Formais
Mineração de Dados
Processamento de Alto Desempenho
Processamento de Imagens
Realidade Virtual
Recuperação de Informação
Redes de Computadores
Redes Neurais
Sistemas Distribuídos
Sistemas Hipermídia
Sistemas Multimídia
Sistemas Operacionais
Teoria da Computação
Tolerância a Falhas

 

Datas e Prazos

 

A REIC aceita submissão de artigos em fluxo contínuo, ou seja, um artigo pode ser enviado a qualquer momento. Caso seja aceito para publicação, os autores devem produzir uma versão final que atenda as solicitações dos revisores da melhor forma possível. A versão final será avaliada e comparada com as revisões. Se for aprovada, o artigo será escalonado para publicação. A REIC publica no máximo dez artigos por edição. A edição de publicação do artigo será definida pelos editores. O processo de avaliação é feito por revisores que trabalham voluntariamente, contribuindo com sua competência e tempo para avaliar os trabalhos submetidos. Em geral o processo de avaliação dura cerca de três meses, mas pode ser mais longo, dependendo da disponibilidade de revisores na área específica do trabalho submetido. Importante: após enviar um artigo para avaliação, o remetente da mensagem deverá aguardar uma confirmação de recebimento por até três dias. Caso não receba a confirmação, deverá entrar imediatamente em contato com os editores.

 

Envio da Submissão

 

Entende-se por submissão o envio de artigo aos editores para avaliação. A submissão deve ser feita através do site http://seer.ufrgs.br/reic. O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores nem da instituição, bem como qualquer outra referência no corpo do artigo que possa permitir a identificação a autoria do artigo. O arquivo submetido para avaliação deve ser nomeado com as primeiras quinze (15) letras do título completo do artigo, precedido da palavra "avaliacao". O nome do arquivo não deve conter espaços em branco ou acentos. Por exemplo, o arquivo de submissão do artigo entitulado "Colméia de Abelhas" deve ser nomeado "Avaliacao-ColmeiaDeAbelha.pdf". A versão final do artigo deve ser nomeada com seu nome completo: "ColmeiaDeAbelhas.pdf" ou "Colmeia_de_Abelhas.pdf". Na mensagem de submissão o autor deverá obrigatoriamente prestar as seguintes informações no corpo da mensagem:
 

 

  • Título completo do artigo
  • Versão: avaliação ou final
  • Nome dos autores, titulação e instituição de origem com endereço
  • Áreas de abrangência do artigo
  • Identificação do(s) orientador(es), da(s) respectiva(s) instituição(ões) e unidade da federação
  • Identificação do trabalho de graduação (tipo e data) e alunos de graduação envolvidos

 

Envio da Versão Final

 

Se o artigo for aceito para publicação, os autores devem produzir uma versão final que observando cuidadosamente as solicitações dos revisores e alterando o texto com o objetivo de atendê-las da melhor forma possível. A mensgaem de envio da versão final segue o mesmo padrão do exemplo acima. A versão final deverá conter o nome completo dos autores e sua filiação, seguindo o modelo de artigos da SBC. A versão final será avaliada e comparada com as revisões. Se a versão não for aprovada, os autores serão contactados pelos editores e orientados a rever o texto. Após a aprovação da versão final, o artigo será escalonado para publicação.

 

Processo de Avaliação

 

O processo de submissão, avaliação e publicação começa com a recepção da mensagem de submissão, seguida da aceitação da submissão pelos editores, do processo de avaliação, da notificação do parecer final aos autores e da publicação, em caso de aceitação. Todo o processo é feito de forma eletrônica via Web. Cada artigo é avaliado por pelo menos três membros do corpo editorial, conforme disponibilidade de revisores na área de conhecimento. Há quatro opções para o parecer do revisor: aceitar o artigo sem modificações, aceitar com modificações sugeridas e recusar para reescrita e nova submissão e recusar definitivamente o artigo. Quando o artigo é aceito com modificações, os autores devem preparar cuidadosamente a versão final pois sua aceitação dependerá das correções feitas. Os critérios considerados na avaliação do artigo são:

 

  • Afinidade com a revista
  • Originalidade
  • Qualidade Técnica
  • Qualidade da Aprsentação
  • Clareza do Texto

 

Revisores

 

Instruções para Revisores

 

Revisar um artigo científico é um privilégio e uma oportunidade de contribuição para o desenvolvimento da ciência. Cada parecer é decisivo para a publicação ou não de um trabalho, além de ter a possibilidade de influenciar outros trabalhos dos autores do artigo revisado. Todos nós sabemos como é bom receber uma excelente revisão para um trabalho submetido, mesmo que a revisão não seja favorável. O impacto da revisao é ampliado quando o autor é um jovem aluno da graduação e o artigo é, possivelmente, seu primeiro artigo. Este é o caso da maioria absoluta dos artigos submetidos à REIC. Jovens autores estão cheios de expectativas em relação ao resultado da submissão e aos comentários dos revisores. Nestes casos, o impacto educacional da revisão é muito importante. O parecer, além de mostrar ao autor as nossas considerações sobre o trabalho dele, será também um modelo (seja bom ou ruim) de como fazer uma revisão, quais pontos devem ser considerados, e demais aspectos envolvidos na revisão de um trabalho técnico-científico. Este guia tem o objetivo de auxiliar os revisores da REIC na tarefa de revisar artigos submetidos a esta Revista. Esperamos que este guia os auxilie nesta tarefa.

 

Informações sobre Procedimento de Submissão à REIC

 

Os artigos são submetidos à REIC por e-mail, e não por meio do sistema JEMS, pois é necessário que os autores se identifiquem como alunos de graduação, colaboradores e orientadores. Assim, cada e-mail de submissão deve conter um parágrafo com esta identificação, para que o artigo seja recebido como submetido. Artigos nos quais nenhum dos autores é aluno de graduação não são aceitos. Além disso, o e-mail também identifica os autores e as instituições, o que não é feito na versão de submissão do artigo. Uma explicação detalhada sobre os procedimentos para submissão de artigos está na página da REIC.

 

Artigos que não seguem o formato solicitado ou que não são minimamente adequados são imediatamente rejeitados pelos editores, com a devida justificativa. O objetivo deste procedimento é poupar o tempo dos revisores em casos bem gritantes. Os artigos aceitos como submetidos são inseridos no JEMS pelos editores.

 

Procedimento na Recepção da Solicitação de Revisão

 

Ao receber o convite para a revisão, os revisores devem ler imediatamente o resumo do artigo transmitido no e-mail de solicitação da revisão, determinar se o tema está dentro de sua área de interesse e se a revisão poderá ser feita no prazo definido. Avalie também conflitos de interesse e informe os editores nestes casos (veja mais sobre isso no item Aceitação da Revisão). A seguir, os revisores devem indicar imediatamente no sistema JEMS se aceitam ou declinam o convite para a revisão. Estamos trabalhando com um prazo de 15 a 30 dias para cada solicitação de revisão de artigo. Se você puder fazer a revisão em um prazo apenas um pouco maior do que o prazo solicitado, uma ou duas semanas, por exemplo, nós preferimos que você aceite a revisão para evitar de iniciar novamente o processo de escolha de novo revisor e envio da solicitação de revisão. Neste caso, consulte o editor sob a possibilidade de manter a revisão com pequena extensão de prazo. Solicitamos que, se possível, o revisor que declinar o convite indique outro colega para fazer a revisão solicitada. A indicação deve ser feita aos editores. Em nenhuma hipótese, a revisão deve ser repassada para outro revisor sem a ciência e anuência dos editores.

 

Prazo para Revisão

 

O prazo de revisão deve ser considerado o mais seriamente possível. Os editores não programaram o JEMS para enviar lembretes periódicos sobre as revisões, pois isso não é possível quando cada revisor recebe as solicitações em datas diferentes, como é o caso de periódicos e da REIC. Assim, cada revisor deve anotar seus prazos e cuidar para que eles sejam cumpridos, sem esperar novos avisos. As revisões podem ser retornadas antes do prazo. De fato, muitos revisores já adotam esta prática, pela qual agradecemos! Quanto mais cedo tivermos todas as revisões necessárias, mais cedo os autores conhecerão o resultado de sua submissão. São necessárias no mínimo 3 revisões por artigo. Se um dos revisores atrasa, o trabalho dos dois outros fica aguardando a terceira revisão.

 

Aceitação da Revisão

 

Caso a revisão seja aceita, confira o trabalho:

 

  • faça o download do arquivo que contém o artigo e abra-o para ver se há problemas de abertura, formato, impressão, ou algum tipo de problema;
  • verifique se você reconhece o trabalho e pode identificar os autores; neste caso, avalie conflitos de interesse e reporte aos editores.

 

O artigo submetido é um documento cujo acesso privilegiado é dado ao revisor. O artigo submetido não deve ser distribuído para outros, nem citado. As informações contidas no artigo não devem ser utilizadas nem devem ser tema de discussão com colegas. Os artigos sob revisão devem ser tratados de forma confidencial e ética, preservando-se os direitos autorais e as idéias inovadoras porventura existentes, mesmo quando os trabalhos não forem aceitos. Caso um revisor assuma o trabalho que lhe é solicitado, deve realizá-lo com esmero e justiça, devendo terminá-lo no prazo solicitado. Caso perceba que não poderá assegurar o cumprimento dos prazos, ou não se sinta habilitado a fazer uma revisão justa, o revisor deve informar os editores com suficiente antecedência para que alternativas possam ser encontradas.

 

A Revisão

 

A revisão de artigos por pares é essencial para promover o rigor científico na disseminação de conhecimento. No caso da REIC, a revisão tem também um caráter educacional importante e amplo, no que se refere à elaboração do texto científico e aos aspectos essenciais de seu julgamento. Revisões esmeradas dão aos autores a oportunidade de melhorarem tanto o conteúdo do artigo em questão e de futuros artigos, como a forma de apresentá-los. Por fim, a revisão auxilia os editores a decidirem, de forma isenta, quais artigos devem ser aceitos para publicação.

 

Para atingir esses objetivos, as revisões devem ser justas e isentas. As críticas devem ser bem fundamentadas, abundantes e construtivas. Críticas inexistentes, excessivamente lacônicas, destrutivas ou mal educadas, servem somente para irritar os autores, em nada contribuindo para a melhoria do trabalho por eles realizado. Jovens autores, em especial, ficam mais decepcionados do que irritados quando percebem que nao houve dedicacao do revisor na avaliacao do seu trabalho.

 

Atitude na Escrita da Revisão

 

Todos nós sabemos a quantidade de tempo e esforço necessários para submeter um artigo. Assim, é importante tratar os autores com respeito e consideração, mesmo se o trabalho deles contém problemas graves ou se você não concorda com a abordagem.

 

Ao fazer uma revisão, adote uma atitude crítica, porém imparcial e positiva, com o objetivo de promover uma comunicação científica efetiva, relevante e precisa. Imagine que você está dizendo para os autores pessoalmente o que você está escrevendo. Algumas sugestões:

 

  • Seja específico: ao identificar um problema em um artigo especifique claramente o problema e comente sobre suas conseqüências e/ou soluções.
  • Seja construtivo: mesmo em casos bem críticos, é importante que a revisão seja construtiva, isto é, que ofereça caminhos e alternativas para que os autores possam melhorar o trabalho; escreva sugestões sobre como os autores podem melhorar este ou outro trabalho futuro. Faça perguntas que levem os autores a reflexões sobre seu trabalho.
  • Identifique pontos fortes e fracos do trabalho: apontar os pontos fortes do trabalho é tão importante quanto apontar os pontos fracos.
  • Resolva ou aponte suas dúvidas relacionadas ao tema do trabalho submetido: se há pontos sobre os quais você não tem certeza em sua revisão, dedique alguns minutos para verificar estes pontos ou expresse suas dúvidas na revisão.

 

Uma das tarefas mais importantes do revisor é distinguir entre correções que podem ser feitas em uma revisão do trabalho e as que não podem ser feitas sem alteração significativa do trabalho. Na maioria dos artigos aceitos, a aceitação é condicionada a revisão. Não aceite artigos, mesmo que condicionalmente, se a quantidade de alterações necessárias é grande. Há sempre a possibilidade de ressubmissão.

 

O Formulário de Revisão da REIC Comentado

 

A seguir, reproduzimos o formulário de revisão da REIC e comentamos sobre os aspectos a serem discutidos em cada um dos itens do formulario.

 

Adequação

 

O artigo é adequado para a REIC? Avalie se o artigo descreve trabalho adequado e compatível com o nível de graduação e/ou iniciação científica. Três questões são importantes neste item, todas referem-se ao artigo como um todo. Primeiro, é importante tentar identificar se o trabalho é feito majoritariamente por um aluno de graduacao. A outra questao refere-se a completude do trabalho, se o trabalho contém a descrição de um problema e sua solução, de forma completa, se é um texto científico auto-contido e sustentável. Um outro aspecto que cabe julgar é a area de pesquisa. A REIC engloba todas as áreas da computação mas não é nosso objetivo receber e julgar artigos de outras areas. Muitas vezes recebemos submissões de artigos de varias áreas da ciência, e que recusamos a submissao, mas se algum escapar, este é o item para identificar este problema.

 

Originalidade

 

Avalie a originalidade do trabalho: É importante lembrar que não exigimos um trabalho completamente original em trabalhos de graduação, mas é interessante avaliar o que está sendo feito e proposto em termos de "quão" original e nova é a solução. Novas abordagens e variações de soluções conhecidas acompanhadas de discussões comparativas devem ser valorizadas, assim como a possibilidade de utilização dos resultados por outros grupos.

 

Qualidade Técnica

 

Avalie a qualidade técnica e a correção do artigo. Neste item avaliamos se o artigo contém todas as caracteristicas de um texto científico. Algumas questões sobre o item são:

 

  • o domínio do problema estudado está claramente estabelecido?
  • o problema é relevante?
  • o objetivo do trabalho está bem definido?
  • a descrição da solução proposta é clara e completa?
  • os métodos, experimentos e análises são adequados e corretos?
  • a terminologia empregada é coerente com a área de pesquisa?
  • o artigo apresenta argumentos corretos e/ou sustentáveis?
  • o título é consistente com a idéia principal do artigo?
  • o resumo deixa claro os pontos importantes e os resultados do trabalho?
  • o estado da arte ou a literatura relevante são adequadamente examinados?
  • é apresentada uma avaliação crítica dos resultados alcançados, confrontando-os com o estado da arte, os objetivos e as expectativas do autor?
  • existe um resumo conclusivo explicitando a relevância dos resultados e suas implicações (pontos fortes)?
  • existe uma discussão sobre as melhorias que poderiam ser feitas (pontos fracos, evolução)?
  • o artigo dá crédito à literatura utilizada?
  • o artigo representa trabalho efetivamente concluído?
  • o artigo despertou o interesse do revisor?
  • o artigo contém resultados reprodutíveis?

 

Devem ser apontados problemas com terminologia, falta de definições de termos empregados, quando o contexto requer estas definições, dentre outros.

 

Qualidade da Apresentação

 

Avalie o artigo quanto a qualidade da apresentação (organização do artigo, clareza, referências bibliográficas, figuras e tabelas corretas, claras e adequadas, etc). Neste item, devem ser avaliadas as figuras, os graficos, as tabelas e o formato das referências bibliográficas. As figuras devem ser legíveis e adequadas ao contudo, devem ser referenciadas no texto e devem conter legenda explicativa. Os gráficos e as tabelas também devem ser legíveis e bem elaborados, devem conter legendas e títulos. A bibliografia deve estar completa em cada um de seus itens e no formato adequado. Referências incompletas e/ou ausentes devem ser apontadas.

 

Qualidade do Texto

 

Neste item, deve ser avaliada a qualidade do texto escrito, quanto a ortografia e sintaxe, a construção de frases e parágrafos, a organização do artigo em seções e subseções. O tamanho do texto também pode ser avaliado neste item, em especial para textos sucintos demais ou extremamente longos.

 

Parecer Final

 

  • aceitar;
  • aceitar com modificações;
  • rejeitar para reescrita e ressubmissão;
  • rejeitar.

 

O artigo só deve ser aceito incondicionalmente se nenhuma ou pouquissimas modificações forem necessárias. O artigo deve ser aceito com modificações se ele é tecnicamente correto e há pequenos problemas no texto ou nas figuras e gráficos que possam ser facilmente resolvidos. Se modificações substanciais forem necessárias, ainda que o tema e a proposta sejam interessantes, o artigo deve ser rejeitado para reescrita e ressubmissão. Esta é uma oportunidade dada aos autores para que possam melhorar seu trabalho. Se o revisor acredita que o tema e a abordagem não são definitivamente interessantes, entao o artigo deve ser rejeitado.

 

Conhecimento do Avaliador

 

Qual é o seu conhecimento sobre o tema abordado no artigo? Este item é importante para os editores avaliarem o conjunto das revisões de um artigo.

 

Comentários e Modificações Indicados para os Autores

 

Justifique detalhadamente sua avaliação, apresentando seus comentários e sugestões para os autores. Comente sobre o conteúdo e a forma. Solicita-se ao revisor que redija com palavras próprias um pequeno resumo evidenciando o que entendeu ser o foco de interesse do artigo. Além disso, explicite os pontos fortes e fracos do artigo; faca sugestões para melhorá-lo e justifique cada uma das avaliações dos itens anteriores. As críticas, argumentos e sugestoes dos revisores serão mais uteis aos editores e autores se elas estiverem cuidadosamente documentadas. Correções extensas de problemas de estilo, sintaxe, ou gramaticais não precisam ser feitas pelos revisores. No entanto, estes problemas devem ser apontados. Qualquer ajuda para tornar o texto mais claro e legivel é bem vinda.

 

Comentários para os Editores

 

Esta parte não será enviada aos autores. Os comentários para os editores não devem ser muito diferentes dos comentários para os autores. Outros pontos importantes que podem ser identificados: plágio, submissão dupla e conflitos de interesse.

 

Agradecimentos

 

O objetivo dos editores da REIC é o mesmo dos editores de todo periódico: diminuir o tempo de resposta de uma submissao e aumentar a qualidade das revisões. Para isto, é fundamental a contribuição de todo o corpo de revisores nos vários aspectos discutidos acima. A tarefa de manter a REIC é extremamente gratificante. Gostaríamos de compartilhar com todos os colaboradores esta satisfação. Estamos ajudando a comunidade quando oferecemos um meio para publicação de trabalhos de graduação. Autores, editores e leitores apreciam e agradecem sua dedicação e responsabilidade neste trabalho voluntário. Muito obrigado a todos.

 

Corpo Editorial

 

O Corpo Editorial é dinâmico e se modifica constantemente, sendo indicado na revista propriamente dita. A REIC está sempre precisando de novos avaliadores voluntários. Para ser cadastrado como revisor, entre em contato com os editores, enviando seu nome completo, titulação, instituição de trabalho e áreas de atuação.

 

Editores-Chefe

 

Weverton Luis da Costa Cordeiro (UFRGS)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (51) 3308-6835
Fax: (51) 3308-7308
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Informática
91501-970 - Porto Alegre - RS

 

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.