CONTATO | SIGA A SBC

 

 

 

 

 

Criamos uma FAQ com as respostas das principais dúvidas sobre o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação - POSCOMP. Acompanhe abaixo:

 

1. QUAL A FINALIDADE DO POSCOMP?
O POSCOMP tem por objetivo avaliar os conhecimentos de possíveis interessados em ingressar em Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no país utiliza de alguma forma o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

 

2. COMO USAR A NOTA DA PROVA PARA TENTAR INGRESSAR EM ALGUMA INSTITUIÇÃO?
O candidato deverá verificar qual é o programa de Pós-graduação que ele tem interesse em ingressar. A partir daí, verificar as regras específicas de ingresso (via edital) e participar do processo seletivo.


3. COMO SABER SE EU PASSEI NO POSCOMP?
Não há aprovação ou reprovação. O ingresso ou não em um programa de Pós-graduação em Computação vai depender exclusivamente das regras específicas do programa.

 

4. QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DATA DA PROVA?
O exame acontece geralmente no mês de setembro. O período de inscrições para o POSCOMP 2017 será divulgado pelo site da SBC e pelo site www.fundatec.org.br. O edital será divulgado no site da SBC e também no da Fundatec.
 

5. QUAL A VALIDADE DA NOTA?
​Esta é uma decisão de cada um dos programas de Pós-graduação que utilizam o POSCOMP para ingresso em seus processos seletivos. Geralmente os programas aceitam o resultado dos 2 anos anteriores ao ​ano de inscrição no programa de Pós-graduação.

 

6. COMO CONSEGUIR O RESULTADO DO POSCOMP REALIZADO EM ANOS ANTERIORES?
Para saber o seu desempenho dos anos de 2002-2009, você deve entrar em contato com a SBC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando o nome completo e também o ano em que realizou a prova. A partir de 2010 o candidato deverá consultar no site da organizadora da prova, a saber:

2010, 2011, 2012, 2013,2014  - COPS (www.cops.uel.br)​

​2015 - UFG (vestibular.ufg.br)

2016, 2017 - FUNDATEC (www.fundatec.org.br)​

 

7. COMO POSSO COMPROVAR QUE REALIZEI A PROVA?
O Boletim de Desempenho Individual do Candidato é o seu comprovante de participação e pode ser obtido seguindo as orientações da pergunta 6.

 

9. PARA USAR A NOTA, TENHO QUE ENTRAR EM CONTATO COM AS UNIVERSIDADES OU ELAS RECEBEM AUTOMATICAMENTE AS NOTAS DOS CANDIDATOS?
O candidato deverá apresentar o seu Boletim de Desempenho Individual. Todos os programas de Pós-graduação que solicitam, recebem os desempenhos dos candidatos na prova do POSCOMP.

 

10. AS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES FAZEM O PROCESSO SELETIVO DAS NOTAS E ENTRAM EM CONTATO COM OS CANDIDATOS?
Cada programa de Pós-graduação tem as suas regras específicas de ingresso - via edital.

 

11. A PROVA PODE SER APLICADA DE FORMA VIRTUAL?
Não, apenas presencial.

 

12. A PROVA SERVE PARA QUAL TIPO DE CURSO, LATO OU STRICT SENSU?
Apenas para Stricto Sensu​.

 

Para saber mais informações sobre a realização da prova do POSCOMP 2017, clique aqui.

Para acessar a lista completa de cidades-sede da prova, clique aqui.