CONTATO | SIGA A SBC

Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental

As mudanças tecnológicas estão impactando no cotidiano da grande maioria das pessoas. O acesso imediato à comunicação e informação e as inovações tecnológicas não só alteraram a forma com que se realizam tarefas do dia-a-dia, mas também a maneira de resolver problemas nas mais diversas áreas do conhecimento. Os estudantes de hoje precisam se adaptar e  estar preparados para resolver problemas neste ambiente de mudanças. Criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico, capacidade de solucionar problemas e conhecimento de computação são habilidades básicas que os estudantes de hoje precisam ter para se preparar para o futuro. Concomitante a esta realidade surge o Pensamento Computacional, uma metodologia que combina o pensamento crítico e os fundamentos da Computação para desenvolver muitas destas habilidades e inovar em soluções.

O projeto ExpPC, iniciou suas atividades em 2013 na Universidade Federal de Pelotas e vem desenvolvendo ações em escolas do município. Seu objetivo é criar uma rede educacional para consolidar o Pensamento Computacional no âmbito do Ensino Fundamental, pautados em:
a) Introduzir alunos e professores do ensino fundamental ao processo de solução de problemas denominado Pensamento Computacional (PC);
b) Criar oficinas completas para o desenvolvimento de habilidades e a promoção de atitudes essenciais do PC;
c) Capacitar professores do Ensino Fundamental a lecionar e desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento de características fundamentais e atitudes essenciais do pensamento computacional
 
Coordenadora: Simone André da Costa Cavalheiro
Universidade/Empresa: Universidade Federal de Pelotas
Telefone: (53) 3284-3860 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.