CONTATO | SIGA A SBC

O sistema de ensino básico no Brasil ainda possui diversas falhas, dentre elas, aulas não atrativas, deficiências no ensino da matemática, e dificuldades ou ausência do ensino de conceitos de computação. Para auxiliar a combater esses problemas, foi criado na UFRN o Desafio Games & Educação. O Desafio é uma iniciativa na qual estudantes e seus professores participam de forma online em um processo de capacitação no desenvolvimento de jogos digitais (videoaulas, chat, fórum, etc.) e de competição e colaboração (formação de times e desenvolvimento de jogos digitais educativos). Em suas edições de 2014 e de 2015, mais de dois mil estudantes e professores receberam capacitação, a maioria do Rio Grande do Norte e boa parte deles do ensino básico, foco principal do Desafio. Importantes resultados já estão sendo observados, como a criação de clubes de programação em escolas e um maior interesse dos estudantes pela matemática e computação.

Avaliações internacionais indicam que o nível médio do desempenho escolar de alunos brasileiros está bem próximo ao de vários países latino-americanos, mas bem abaixo dos níveis educacionais observados para os países desenvolvidos. Esses problemas afetam de forma desigual as diversas regiões do país, sendo especialmente críticos no Norte e Nordeste. Em 2012, o Rio Grande do Norte teve o maior índice de evasão escolar do país.
Nesse cenário, torna-se essencial a busca por estratégias que visem melhorar a qualidade da educação e reduzir a evasão escolar, e os equipamentos tecnológicos representam um importante recurso pedagógico para as escolas no diálogo com a nova realidade dos estudantes.

 

O Desafio Games & Educação tem como objetivos principais:


● Sensibilizar, engajar e integrar alunos e professores, principalmente do ensino fundamental e médio, no desenvolvimento de jogos digitais que trabalhem temáticas educativas exploradas nas escolas;

● Capacitar e apoiar alunos e professores no desenvolvimento de jogos digitais educativos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de programação, raciocínio lógico, lógica computacional, etc.;

● Difundir a computação nas escolas, promover palestras e cursos de desenvolvimento de jogos digitais, bem como mostras científicas tecnológicas a
partir dos jogos digitais produzidos pelos participantes do Desafio;

● Despertar e desenvolver vocações, reconhecer e premiar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

Diversos países como a Inglaterra e os Estados Unidos vem investindo fortemente na melhoria do ensino básico através da introdução de conceitos computacionais. No Brasil, existem movimentos nesse sentido, porém a falta de capacitação dos professores e de infraestrutura das escolas (sala de aula, laboratórios de informática, acesso a Internet, etc.) dificultam a execução dessas ações em larga escala. Nesse sentido, torna-se fundamental a execução de projetos como o Desafio Games & Educação, que capacitam estudantes e professores via Internet, seja o acesso feito a partir da escola ou da própria casa do estudante.

 

Coordenador: Eduardo Henrique da Silva Aranha
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (84) 98726-3188
Página do Projeto: http://desafio.gamedu.net