CONTATO | SIGA A SBC

Nossa iniciativa é uma dentre poucas organizações nacionais dedicadas ao desenvolvimento de unidades de ensino e materiais personalizados para as características específicas (por exemplo, linguagem Portuguesa, IT/hardware disponíveis nas escolas integradas ao currículo nacional para as escolas primárias) fornecendo soluções de baixo custo que permitam a aplicação também em escolas públicas. Além disso, nossas unidades de ensino são projetadas de maneira a superar vários obstáculos ao ensino de computação:

• Oficinas em família: para ensinar os pais juntamente com seus filhos, a fim de aumentar o incentivo e apoio dos pais de forma que eles também compreendam a importância da computação;

• Integração interdisciplinar: especialmente com disciplinas de outras áreas, como: artes, história, etc. de forma a permitir aos alunos uma experiência de computação através de diferentes campos de conhecimento;

• Soluções de baixo custo e/ou software livre: (por exemplo, utilizando Arduino e Scratch) de forma a permitir também o amplo acesso de alunos de baixa renda ao ensino de computação nas escolas públicas brasileiras.

Outra distinção de nossa iniciativa é a maneira sistemática por meio da qual avaliamos todas as nossas unidades de ensino, no que diz respeito à eficácia, experiência do usuário e motivação com foco na melhoria contínua das unidades de ensino. A Iniciativa Computação na Escola trabalha na concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de unidades instrucionais interdisciplinares, de baixo custo e baseadas em software livre e hardware aberto, para ensino da computação na escola. Isto inclui unidades escolares interdisciplinares em diversas disciplinas (como história, línguas, geografia) (10-12 horas-aula) ou oficinas familiares (3-4 horas-aula), em que pais/responsáveis e seus filhos aprendem juntos pensamento computacional e habilidades básicas de programação.

 

Coordenadora:
Christiane A. Gresse von Wangenheim
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48 ) 3721-4715/ 3721-7380

Site do Projeto: www.computacaonaescola.ufsc.br