CONTATO | SIGA A SBC

O projeto Aprenda a Programar Jogando é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé (UFRJ-Macaé) e tem como objetivo divulgar, incentivar e popularizar o ensino da ciência da computação para alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de Macaé. O projeto iniciou em 2016 e já conta com mais de 170 crianças.
O projeto é coordenado pela professora Janaína Sant'Anna Gomide Gomes, que possui mestrado e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente é aluna de doutorado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE), da UFRJ.

É cada vez mais comum o uso de tecnologias no nosso dia a dia, seja para auxiliar no acesso a informação, comunicação e entretenimento. Entretanto, a maioria das pessoas são apenas usuários da tecnologia, pois o ensino de informática mostra o computador como uma ferramenta consolidada ao invés de estimular os alunos a serem criadores de tecnologias.

Entender de coência da computação é privilégio de pessoas com formação na área. Alguns países da Europa e os Estados Unidos estão inserindo e estimulando essa disciplina no currículo escolar e suas experiências mostram que não há idade mínima nem pré-requisitos. O conhecimento adquirido com a programação vai além de criar aplicativos, jogos e softwares. Quem entra em contato com esse universo desenvolve habilidade para resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe.
O projeto Aprenda a Programar Jogando visa levar aos alunos do ensino fundamental e médio de Macaé à oportunidade de ter o primeiro contato com a ciência da computação.

Site do projeto: sites.google.com/site/projetoaprendaprogramar


Coordenador:
Janaína Sant'Anna Gomide Gomes
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(22) 99724-7274