A Escola Regional de Computação do Tocantins traz uma Marotona sobre empreendedorismo e inovação tecnológica.

  • De 06 a 08 de outubro de 2021.

  • Acontecerá de forma 100% online e a organização disponibilizará a transmissão do evento aberto a todos através da plataforma Youtube no canal do ERTINS.

  • A inscrição no evento garante certificado de participação.

  • Realização: SBC (Sociedade Brasileira de Computação), UniCatólica (Centro Universitário Católica do Tocantins);

Apresentação do Evento

É sabido que existe um déficit de profissionais em tecnologia no Brasil (EXAME,2019). Na contramão disso, estudos realizados pela ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software e IDC Semiannual Services Tracker 2019H1 da IDC Brasil, apontam um crescimento de serviços em Tecnologia da Informação, o que reforçam que a tecnologia, quando bem aplicada, promovem o crescimento das organizações. Os estudos apontam que o segmento de TI movimentou US$ 46,6 bilhões em 2018. No entanto, a escassez da mão de obra ainda não acompanha a evolução do setor, segundo a (BRASCOM, 2019), o mercado dependerá de 420 mil novos empregos até 2024.

Neste contexto, o evento contribue com a autoafirmação da importância da Computação e Tecnologia, de forma geral, nas diversas áreas do conhecimento, inovação e empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, a programação do evento foi idealizada de maneira que as organizações locais apresentem seus contexto tecnológico, aplicação, desafios e oportunidades para a computação. Além disso, será realizado o debate sobre a inovação da curricularização para curso de Computação frente aos novos modelos de educação discutidos no país e no mundo, possibilitando espaço para que as universidades debatam sobre as oportunidaes e desafios da geração de estudantes digitais.

Portanto, o ERTINS, se justifica por promover a difusão, integração e troca de conhecimento entre estudantes, profissionais e simpatizantes pela área da Computação e Tecnologia no Estado do Tocantins. Além de despertar o interesse vocacional e empreendedor de estudantes pelas profissões associadas à Tecnologia da Informação.

Realização

Organização