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Este GT (também conhecido como GT6) tem como objetivo discutir questões relativas aos cursos superiores de educação profissional e tecnológica buscando a construção de referenciais curriculares para a melhoria de qualidade de ensino em cursos de graduação tecnológica da área de informática. Os documentos referentes a este Grupo de Trabalho podem ser encontrados na Seção Documentos.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/degt6-l

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Coordenação

 

Ronaldo Celso Messias Correia (UNESP)

Coordenador

 

Marcelo Duduchi (CEETEPS)

Coordenador Adjunto

O objetivo deste grupo de trabalho é discutir questões relativas ao currículo de referência da SBC para os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.

Histórico

Antigamente eram dividos em GT1 e GT2.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/Degt1-l/

 

Coordenação

 

Em definição

Coordenador

 

Em definição

Coordenador Adjunto

Este Grupo de Trabalho foi criado em caráter extraordinário para discutir os referenciais para os cursos de graduação do MEC.

Objetivo

Montar a versão oficial da SBC dos referenciais, sendo que os referenciais do curso de Engenharia de Computação será montado em conjunto com a ABENGE. Esta proposta será entregue em mãos ao Wollinger, em reunião a ser agendada.

Cursos

  • Ciência da Computação
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Software
  • Licenciatura em Computação
  • Sistemas de Informação

[FONTE: Site do MEC]

Para contribuir com a avaliação, a regulação e a supervisão dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), com desdobramentos para a mobilidade e empregabilidade dos egressos desses cursos, a Secretaria da Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação desenvolve, por meio do Projeto Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação, uma sistemática de trabalho participativo com a comunidade acadêmica e os demais segmentos interessados, que resulte em um Referencial Nacional desses cursos. Esse instrumento deverá constituir-se em referência para o aprimoramento dos projetos pedagógicos, para orientar estudantes nas escolhas profissionais e para facilitar a mobilidade interinstitucional, assim como propiciar aos setores de recursos humanos das empresas, órgãos públicos e do terceiro setor maior clareza na identificação da formação necessária aos seus quadros de pessoal. Com esse mecanismo, a proposta é contribuir para organizar as ofertas de cursos superiores, uniformizando denominações para conteúdos e perfis similares, de modo a produzir convergências que facilitem a compreensão por todos os segmentos interessados na formação superior, sem inibir possibilidades de contemplar especificidades demandadas por regiões ou setores laborais do País. Após a realização de um levantamento nos bancos de dados do Ministério da Educação, constatou-se a existência de denominações variadas para os cursos de graduação nas áreas de humanidades, artes e comunicação e ciências exatas e da terra. Com o auxílio de profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas, foi realizado um estudo que resultou em uma proposta de nomenclatura que adapta as denominações atualmente existentes. Realizado esse trabalho, a Consulta Pública tem como objetivo submeter ao conhecimento da sociedade os seguintes documentos:

  • Referencial de curso.
  • Convergência de denominação (de → para).

A convergência de denominação (de → para) apresenta o nome atual dos cursos e a sugestão de enquadramento na nomenclatura a ser adotada doravante. O referencial descreve sucintamente, para cada curso, o perfil do egresso, os temas abordados na formação, as áreas de atuação e a infraestrutura recomendada. A realização da Consulta Pública encerra o trabalho e busca a contribuição dos mais variados setores da sociedade. Portanto, as participações, sugestões, críticas são ferramentas valiosas para o aprofundamento do estudo. É importante mencionar que, anualmente, os referenciais passarão por revisão em que poderão ser feitas novas contribuições e sugerida a inclusão de novos cursos ainda não contemplados e que poderão funcionar em regime experimental. Além disso, as denominações dos cursos em andamento permanecem as mesmas, e os alunos já matriculados serão graduados com a denominação do curso no momento do ingresso. As modificações propostas pelos referenciais passarão a vigorar apenas para os ingressantes em 2010.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/degt5-l

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Coordenação

 

Mirella M. Moro (UFMG)

Coordenadora

Conhecido também como o GT4, o Grupo de Trabalho sobre Avaliação de Cursos de Graduação, objetiva abordar questões relevantes aos processos de avaliação de cursos de graduação da área de Computação e Informática, levantando problemas, apontando soluções e apresentando recomendações para apreciação da comunidade da SBC.
Coordenação e Contato

Histórico

O GT Avaliação de Cursos de Graduação iniciou em 2001 focando o instrumento de avaliação de cursos adotado então pela SESu/MEC. Teve como coordenador o Prof. Marcelino Pequeno- UFC e como coordenadora adjunta a Profa. Maria da Graça Brasil – UFSCar. Em 2002, durante o XXII Congresso da SBC, esse GT voltou a se reunir centrando as discussões no novo sistema de avaliação de cursos ora sendo implantado pelo MEC. Nesse Congresso, a Profa. Maria Izabel Cavalcanti Cabral (UFCG) assumiu sua coordenação e a Profa. Ariadne M.B.R. Carvalho (UNICAMP) a coordenação adjunta. No Congresso da SBC, em 2003, realizado em Campinas, SP, assumiu a vice-coordenação o Prof. Fernando da Fonseca de Souza. Neste congresso, o foco das discussões foi para uma nova proposta de sistema de avaliação que já se anunciava. No Congresso de 2004, realizado em Salvador, as discussões foram centradas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES - Lei , nº 10.861, de 14 de abril de 2004), em fase de implantação.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/Degt4-l/

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Coordenação

 

Maria Izabel Cavalcanti Cabral (UNIPÊ e UFCG)

Coordenadora

 

José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)

Coordenador Adjunto

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