CONTATO | SIGA A SBC

Trata-se de uma colaboração entre a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) e o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), com parcerias do C.E.S.A.R. (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco e Softex. O objetivo principal é, através de clubes de programação, incorporar conteúdo de programação na educação dos estudantes da rede estadual a fim de: (i) despertar o interesse dos alunos para a área; (ii) melhor qualificar os jovens em matérias diretamente relacionadas à programação como matemática e lógica; (iii) incrementar o desempenho dos alunos em outras disciplinas; (iv) aumentar a adesão aos cursos universitários de programação e (v) aumentar o número de mulheres interessadas e atuantes na área.

O projeto iniciado em agosto de 2016 tem duração de 24 meses e contempla 9 escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), com  a possibilidade de ter, cada uma, duas turmas por semestre, sendo cada turma com capacidade para 25 a 30 alunos. Para isso, 18 monitores, que estudantes dos cursos de computação da UFRPE, serão necessários para facilitar as atividades, sendo dois monitores por turma. 

Ao final do projeto, uma estratégia autossustentável, incremental e escalável deverá ser proposta objetivando possibilitar que a SEE absorva o projeto e incorpore as atividades necessárias à execução do mesmo, fazendo com que o programa possa ser conduzido em definitivo por tal secretaria após o encerramento do projeto e que esta possa expandi-lo para as demais escolas da rede.

 

Coordenadora:
Polyana Targino
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (81) 3419-8015 ou (81) 99112-6389