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Os contextos contemporâneos da sociedade em rede evidenciam novas demandas sociais como pensamento crítico, raciocínio lógico e uso de tecnologias digitais para resolução de problemas. Essas necessidades têm levado à transformação do modelo educacional tradicionalmente pautado na centralização do conhecimento na figura do professor-transmissor, abrindo-se para a aquisição de competências pelos sujeitos por meio de sua inserção em situações práticas, vivências e interações que mobilizam aprendizagem (de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que são comumente exigidos para a participação em uma economia baseada no conhecimento).

A partir dessa motivação surgiu, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o DEMULTS - Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis, um projeto de pesquisa interdisciplinar, de abordagem sócio-interacionista, que desde 2011 vem possibilitando que educandos do Ensino Médio de escolas públicas se engagem no desenvolvimento de jogos digitais educacionais. A proposta origina-se de adaptações do conceito de Comunidades de Prática ao contexto escolar, em conjunto com as técnicas de Design Participativo e Programação pelo Usuário Final. Sua ênfase ancora-se na ideia de uma aprendizagem decorrente da vivência em situações práticas, através da interação entre experts e iniciantes, com emergência de modelos inovadores à educação escolar. Ramificações do DEMULTS incluem crianças da educação infantil (DEMULTS KIDS) e adolescentes do ensino médio de escolas de educação do campo, situadas na zona rural de Pernambuco (DEMULTS CAMPO). Atualmente, o DEMULTS amplia-se para um projeto de extensão, de aplicação prática à comunidade, tendo como público-alvo alunos de escolas públicas, podendo atender a contextos e níveis variados.

Realça-se a mediação constituinte da subjetividade e o papel das tecnologias na sociedade da informação. Nos contextos de aprendizagem, a vivência dos educandos imersos em atividades de uso e desenvolvimento de jogos digitais, em pólos relacionados de modo processual e contínuo, permite a emergência e incrementação do Pensamento Computacional.

 

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